SANEAMENTO BÁSICO

30/08/2022 - Saneamento
Capital realiza oficinas de capacitação para gestão de recursos hídricos
Comissão formada por PMF e 11 entidades lidera implantação do último de 17 comitês de bacia hidrográfica em Santa Catarina

foto/divulgação: Núcleo de Criação PMF

Oficinas de capacitação sobre gestão de recursos hídricos

A Prefeitura de Florianópolis e o Conselho Municipal de Saneamento Básico coordenam esforços de 11 entidades para implantar o último de 17 Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) em Santa Catarina, o da Ilha de Santa Catarina. O Estado conta com 16 comitês em operação e agora, com o da Capital, ficará completa a rede de gestão de recursos hídricos. -

 

Criada dentro Conselho Municipal de Saneamento, a comissão de acompanhamento e implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica da Ilha de Santa Catarina vai realizar três reuniões de capacitação para interessados em proteção dos recursos hídricos. Essa ação, informa a geógrafa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma), Isabel Cristiane Rekowsky, pretende oferecer informações sobre aspectos legais relacionados ao tema, atribuições e processos dos comitês, tendo em vista o processo de criação do CBH da Ilha de SC (Unidade de Planejamento e Gestão 8.3).

 

Os comitês de bacias, explica ela, constituem o “parlamento das águas”, espaço em que a comunidade discute e delibera sobre a gestão desse recurso, compartilhando responsabilidades com o poder público.

 

As oficinas contarão com apoio dos técnicos do Governo do Estado de Santa Catarina.

 

Agenda

1º de setembro, das 18h às 19h30min, reunião sobre aspectos legais, no YouTube da PMF

Palestrantes

 

  • Tiago Zanatta, engenheiro químico, mestre e doutor em Engenharia Química. Técnico da Equipe de Fortalecimento dos Comitês da Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Santa Catarina.
  • César Rodolfo Seibt, engenheiro agrônomo, mestre em Planejamento de Bacias Hidrográficas. Técnico da Equipe de Fortalecimento dos Comitês da Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Santa Catarina.

 

 

8 de setembro, das 18h às 19h30min, reunião sobre experiências de comitês, inclusive o da Lagoa da Conceição nos anos 2000, no YouTube da PMF

Palestrantes

 

  • Teresinha Guerra, geóloga, mestra em Ecologia e doutora em Geoquímica Ambiental. Professora titular do Departamento de Ecologia, Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba-RS nos períodos de 2008-2010 e 2010-2013.
  • Érico Porto Filho, geógrafo, especialista em Hidroecologia, mestre e doutor em Geografia. Professor Associado I do Departamento de Geociências e Coordenador do Núcleo Interdisciplinar em Gestão Ambiental (NGA/Ufsc). Foi secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição.

 

 

15 de setembro, das 18h às 19h30min, no YouTube da PMF, reunião sobre o processo de implantação e consolidação do Comitê das Bacias Hidrográficas da Ilha de Santa Catarina

Palestrante

 

  • Clenoir Antônio Soares, graduado em Administração Rural e em Agronomia, mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental. Coordenador da área de Assessoria Ambiental da Cooperativa Agroindustrial Alfa. Presidente do Fórum Catarinense de Comitês e do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas.

CLIQUE para acessar o canal de Youtube da Prefeitura de Florianópolis.


galeria de imagens