A COLETA DE RESÍDUOS DOMICILIARES

Gestão de Resíduos (SMMA Comcap)

Os resíduos sólidos devem ser colocados na rua no dia e horário certos, conforme roteiros de coleta convencional ou seletiva. 

Em Florianópolis, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos orienta o usuário a separar os resíduos em três frações: recicláveis, compostáveis e rejeito. Até 2030, estabelece a meta de desviar do aterro sanitário 90% dos resíduos orgânicos e 60% dos recicláveis secos.

Os resíduos orgânicos devem ser recuperados no domicílio ou encaminhados para pátios de compostagem institucionais e comunitários.

 

Coleta de lixo convencional

ATENÇÃO! A Prefeitura de Florianópolis mantém terceirizado o serviço de coleta de rejeito (lixo comum) nos bairros do continente e do norte da Ilha de Santa Catarina.

 CLIQUE AQUI para ver as informações de dias e horários de coleta fornecidos pela AmazonFort.

CLIQUE AQUI para ver os roteiros de coleta convencional por bairros da cidade (falta atualizar mudanças feitas pela Amazonfort)

Residências unifamiliares devem usar lixeiras junto ao alinhamento do muro ou contentores de 120 litros.

Resídências multifamiliares (condomínios e quitinetes), comércio e serviços devem adquirir contentores plásticos de modelo americano com capacidade de 240 ou 360 litros. Os contentores devem ser apresentados para a coleta junto ao alinhamento do muro.

A Lei Municipal 113/2003 alterada pela Lei Complementar 705/2021 estabelece que edificações das diferentes espécies de usos e atividades deverão dispor de local específico para apresentação dos resíduos à coleta, com equipamentos móveis, situado junto ao alinhamento do muro frontal, fundo ou lateral. No caso de imóveis com mais de uma testada, em local visível, disposto na parte interna da propriedade, de modo a não obstruir o passeio público ou, quando tratar-se de condomínios residenciais, comerciais e empreendimentos de grande porte, atender instruções normativas da operadora dos serviços de manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana. O local da apresentação dos resíduos à coleta deverá ter fácil acesso aos caminhões coletores.

 

A Superintendência de Gestão de Resíduos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente recomenda a compra de contentores de qualidade, que respeitem as normas ABNT e contenham proteção UV (ultravioleta) para evitar que ressequem com o sol e o calor e quebrem com facilidade. Embora não indique empresas, alerta que tem encontrado nos roteiros equipamentos importados de qualidade inferior aos contentores produzidos pela indústria nacional.

 

Coleta seletiva de recicláveis secos

 

CLIQUE AQUI para ver o dia da coleta seletiva por bairro

NESTE MAPA busque pelo nome da rua e clique na tela para saber dia e turno em que a coleta de recicláveis é feita pela Comcap.

Separe plásticos, metal e papel e acondicione em sacos claros ou transparentes. Os materiais devem estar limpos. Amasse e desmonte as embalagens para reduzir o volume. Embalagens de vidro devem ser levadas aos pontos de entrega voluntária (PEVs) e Ecopontos da Comcap.

A coleta seletiva de recicláveis secos da Comcap atende todos os bairros de Florianópolis, exceto servidões com muita dificuldade de acesso e manobra ao caminhão.

A coleta seletiva da Comcap é feita com caminhões compactadores que aumentam a eficiência e reduzem a pegada ambiental.

 

Coleta seletiva de verdes de porta em porta

CLIQUE AQUI para ver as datas da coleta de verdes no seu bairro

Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, oferece coleta seletiva de resíduos verdes de porta em porta. O recolhimento de restos de poda, galhos, folhas e grama será feito sete vezes este ano em cada região da cidade. A cidade foi dividida em 50 rotas e o caminhão só não vai ter condições de acessar servidões muito estreitas.

Os resíduos verdes de quintal e jardim processados pela Comcap são transformados em cepilho e composto orgânico usados em ações e práticas de agricultura urbana, no ajardinamento e paisagismo de ruas, parques e praças, em hortas urbanas comunitárias e institucionais (redes municipais de saúde e educação).

 

Seletiva flex Floripa 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está pronta para fazer Florianópolis correr em direção às metas lixo zero. Em 2030, a cidade deverá recuperar 90% dos orgânicos e 60% dos recicláveis secos que hoje ainda vão para o aterro sanitário. Para acelerar o passo, foi implantada a coleta seletiva flex, adaptada para chegar mais perto e mais vezes até o usuário com coleta em quatro frações: recicláveis secos, só vidro, orgânicos compostáveis e rejeito.

 

CLIQUE AQUI para ver o mapa dos estabelecimentos (bares, restaurantes e padarias) atendidos pela coleta seletiva flex de vidro. 

CLIQUE AQUI para ver os condomínios atendidos pela seletiva flex de vidro e orgânicos

 

 

CLIQUE AQUI para saber como fazer a separação e dispor para coleta os resíduos verdes


CLIQUE AQUI para ler a Lei Municipal 113, que dispõe sobre a forma de apresentação dos resíduos sólidos para a coleta


CLIQUE AQUI para saber onde ficam os ecopontos da Comcap para entrega voluntária de resíduos


CLIQUE AQUI para saber onde ficam os pontos de entrega voluntária (PEVs) de vidro

CLIQUE AQUI e baixe a arte para imprimir adesivo para lixeiras

CLIQUE AQUI para saber o que separar para a coleta seletiva de recicláveis secos.

Documentos para download

Anexo 1 - Reciclável, orgânico ou rejeito? Saiba o que fazer com cada fração

INFO BAIXAR

Anexo 2 - Como separar e dispor resíduos verdes para coleta domiciliar

INFO BAIXAR

Anexo 3 - O que separar para a coleta seletiva da SMMA/PMF

INFO BAIXAR

Anexo 4 - Coleta seletiva de verdes por bairro de Florianópolis 2021

INFO BAIXAR

Anexo 5 - Roteiros da coleta convencional por bairros de Florianópolis

INFO BAIXAR

Anexo 6 - Coleta seletiva por bairros de Florianópolis

INFO BAIXAR

Anexo 7 - Cronograma de coleta AmazonFort

INFO BAIXAR