SANEAMENTO BÁSICO

19/08/2022 - Se Liga na Rede
Floripa Se Liga Na Rede inicia inspeções de esgoto no Saco dos Limões e na Costeira do Pirajubaé
Ação marca nova fase do programa de regularização sanitária em Florianópolis

foto/divulgação: Tito Luiz Pereira

Equipe do programa testa rede irregular

O Floripa Se Liga Na Rede está estendendo sua área de atuação na capital catarinense e, a partir deste mês, dá início às inspeções em condomínios, estabelecimentos comerciais e casas dos bairros do Saco dos Limões e da Costeira do Pirajubaé, para verificar se os imóveis da região estão ligados corretamente à rede coletora de esgoto. “A Prefeitura de Florianópolis há cinco anos dá suporte técnico ao programa de educação ambiental e comunicação que é o Se Liga na Rede para que a população tenha condições de fazer a sua parte na regularização da rede sanitária”, aponta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.

O novo evento regional dá prosseguimento ao trabalho do Programa Se Liga Na Rede em toda Florianópolis. Ao total, já foram realizadas inspeções em mais de 7,4 mil imóveis e encontradas irregularidades sanitárias em quase 6,6 mil deles. O programa abrange também bairros como Centro, Coqueiros, Itaguaçu e Cachoeira do Bom Jesus.

Para atender à população e dar suporte aos técnicos que estarão em campo de segunda a sexta, o programa tem sede própria na Rua Desembargador Pedro Silva, n. 3078, sala 102, em Coqueiros, tendo também sedes itinerantes nos bairros de realização dos eventos regionais. O telefone para agendamentos, dúvidas e mais informações, com contato preferencialmente por mensagem de WhatsApp, é (48) 98821-6499.

O programa – O Floripa Se Liga Na Rede é um programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), realizado em parceria com a Casan e executado pela Echoa Engenharia, que busca promover a correta ligação dos imóveis da cidade à rede coletora de esgoto, atendendo bairros específicos por vez.

Uma das frentes da política de saneamento básico da cidade, o programa oferece uma consultoria técnica e gratuita que analisa se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta ou não à rede coletora. Ligações sanitárias inadequadas podem causar entupimento das redes públicas de esgoto e de drenagem com gordura, vazamento de esgoto na rua e contaminação de mar, rios e baías.

O programa realiza testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel, fazendo um pente-fino das ligações sanitárias. Em caso de irregularidade, o cidadão é orientado pela equipe técnica sobre como fazer as adequações necessárias, recebendo um prazo para regularização – que será comprovada e registrada em nova inspeção. O agendamento da inspeção fica a cargo do morador ou proprietário.