home >
APRESENTAÇÃO

A Secretaria de Educação do Município de Florianópolis está planejando a VIII Edição do Congresso de Educação Básica - COEB 2019, que será realizado nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2019, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Campus Reitor João David Ferreira Lima - Trindade – Florianópolis – SC.

 

O Congresso de Educação Básica – COEB – acontece desde 2011 e tem buscado abordar temáticas do campo da educação relacionadas à formação, pesquisa e qualificação das práticas pedagógicas dos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

 

Com o intuito de ampliar as discussões sobre as relações que envolvem as singularidades e pluralidades das aprendizagens nos contextos educacionais, e considerando a constante reflexão sobre os processos de formação, o COEB 2019 tem como temática: “Identidades, Práticas e Aprendizagens na Educação Básica”. Esta temática remete para o olhar sobre as formas como são construídos os sentidos e significados nos espaços educativos com vistas à uma educação de qualidade social.

 

Observamos a necessidade de que sejam viabilizadas discussões que (re)definam diretrizes educacionais, no que tange à Educação Básica enquanto primeiro nível da formação, no firme reconhecimento do direito à educação para todos, como condição primordial no processo de formação e exercício da cidadania.

 

Desta forma, justificamos este evento como oportunidade para reflexão e compreensão sobre como os profissionais da educação constituem suas identidades e profissionalidades por meio das práticas curriculares. Práticas estas marcadas por desafios que a contemporaneidade nos descortina: na autoria, na autonomia, no protagonismo e no compartilhamento de ideias e práticas que legitimem processos indentitários emancipatórios.

 

Nesse sentido, para este evento, optamos por propor temáticas que busquem articular de forma orgânica e sequencial as práticas educativas na Educação Básica, contemplando eixos abrangentes a todas as etapas desta, e que estes possam ser discutidos, reelaborados e incorporados ao trabalho pedagógico tendo em vista a visão da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis - Gestão 2017-2020: “Ser uma rede de ensino público municipal inovadora com qualidade social da educação, gestão e práticas pedagógicas humanistas”. 

 

 

UM BREVE HISTÓRICO

Realizado desde 2011, o Congresso de Educação Básica aborda assuntos relacionados à Educação Básica e às suas especificidades, relacionando-os aos saberes e às práticas vivenciados no cotidiano escolar. O 1º COEB realizado em 2011, tratou do tema "Aprendizagem em Contexto". Já o COEB 2012 abordou a temática "Aprendizagem e Currículo". A 3ª edição do COEB em 2013 discutiu a "Qualidade na Aprendizagem". O 4º COEB, de 2014, tratou da "Educação Integral e o Tempo Integral". No 5º COEB, que ocorreu em 2015, foi contemplada a questão da "Educação Básica e a Indissociabilidade de suas etapas de ensino". O 6º COEB, que aconteceu em 2016, tratou dos "Desafios da Educação Contemporânea". A 7ª edição do COEB de 2018, discutiu o tema foi "Docência na sociedade multitelas".


arquivos para download

galeria de imagens