home >
PROGRAMA

 

1º DIA – 04/02/2019 - SEGUNDA-FEIRA

 

8h - Credenciamento

 

9h às 9h30min - Welcome Coffee

 

9h30min - Solenidade de Abertura

 

10h30min às 12h - Conferência abertura: “Sujeitos e processos de aprendizagens: tramas da educação básica”

Conferencista: Carlos Roberto Jamil Cury -  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

 

12h às 13h - Intervalo para almoço

 

13h - Mostra Audiovisual

 

13h30min às 15h30min - Mesa redonda: "Os sujeitos e o direito de aprender"

Palestrante: Ingrid Lilian Fhur - Universidade de Brasília - UNB 

Palestrante: Maria Clara Di Pierro - Universidade de São Paulo- USP

Coordenação: Rosinete Valdeci Schimitt

 

15h30min - Coffee Break

 

16h às 17h30min - Painel:

 

Sala I: Educação das Relações Étnico-Raciais: desafios na gestão político-pedagógica

Palestrante: Claudia Miranda - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ

Prática 1: “VAMOS PARA A ÁFRICA? Uma viagem ao imaginário Infantil dos Grupos 4 e 5 do NEIM Vila Cachoeira" - Professora Stefany Julia Pazin Dias -NEIM Vila Cachoeira

Prática 2: “ERER, decolonialidade e a formação docente na EJA” – Professora Daniela Fernanda Sbravati - Núcleo  EJA Sul II

Mediação: Sônia Santos Lima de Carvalho

 

Sala II: A Inclusão dos Estudantes com Deficiências: desafios na gestão político-pedagógica

Palestrante: Monica de Nazare Carvalho - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA)

Prática 1: “Falando sobre inclusão: Relato de experiência no NEIM Barreira do Janga” - Professora Ana Cláudia da Silva e Diretora Morgana Maria da Silva de Castro - NEIM Barreira do Janga

Prática 2: “Projetos 2018 EBM Osmar Cunha e sala multimeios” - Professora de Educação Especial Marilene Zorzi e Diretora Neide Souto – Escola Básica Municipal Osmar Cunha

Mediação: Ana Paula Felipe

 

Sala III: Diversidade Cultural: desafios na gestão político-pedagógica

Palestrante: Sérgio Fabiano Aníbal - Universidade Estadual Paulista - UNESP

Prática 1: “Pluralidade e Respeito a diversidade Cultural no âmbito educacional” - Diretora Daniela Cristina Silva - NEIM Irmão Celso

Prática 2: "(Re)existir e transformar: por uma perspectiva ambiental crítica" – Professora Ana Cláudia Vicente Demétrio -  Núcleo EJA Sul II

Mediação: Giorgia Andrea Wiggers

 

 

2º DIA - 05/02/19 - TERÇA-FEIRA


8h às 10h - Mesa Redonda: “As relações entre o saber e o aprender na contemporaneidade: aprendizagens do mundo real”

Palestrante: Luís Carlos de Menezes - Universidade de São Paulo

Palestrante: Janaina Oliveira Barros - Instituto Chapada de Educação e Pesquisa

Coordenação: Maurício Fernandes Pereira

 

10h - Coffee Break

 

10h30min às 12h - Apresentação de Trabalhos “Relatos de Experiências”

 

Eixo: Currículo e Prática Pedagógica

- Crônicas da Cidade. Cristiane Guimarães e Solange Rocha.

- ERER compartilhando saberes. Kátia Regina Costa, Adriana de Souza Lamark e Rassmeia Suleman.

- Desenvolvimento de habilidades em leitura. Lidiomar José Mascarello e Samuel Santana.

Mediação: Diego Pacheco

 

Eixo: Currículo e Prática Pedagógica/Formação Inicial e Continuada

- Docência Compartilhada: uma experiência exitosa no NEIM Poeta João da Cruz e Souza. Maika Kinas e Josélia Maria de Lima.

- Festival do Minuto EJA 2018. Rodrigo Ferreira dos Reis e Luiz Gabriel Nogueira.

- Feiras de Matemática: memórias e narrativas docentes que acontecem nesse espaço. Renata Cristine Conceição, Roberta Schnorr Buehring e Jussara Brigo.

Mediação: Rodrigo Cantos Savelli Gomes

 

Eixo: Política e Gestão

- A promoção do protagonismo juvenil na escola de Ensino Fundamental. Juliana Rodrigues Walendy.

- Desenho Universal aplicado à Aprendizagem: contribuições para o exercício da docência inclusiva. Narjara Zimmermann e Rosângela Kittel.

- Outras possibilidades da Dança. Patrícia Daniele Lima de Oliveira e Rilda Rejane Schiavini.

Mediação: Carmen Lucia Nunes Vieira

 

12h às 13h - Intervalo para almoço

 

13h - Mostra Audiovisual

 

13h30min às 15h - Apresentação de Trabalhos “Comunicação Oral de Pesquisa”

 

Eixo: Currículo e Prática Pedagógica

- Sujeitos em processo de alfabetização e sua apropriação da cultura digital: um estudo exploratório no I Segmento da EJA da RME Florianópolis. Deisi Cord.

- “Falando a gente encontra a solução”: estudo de caso sobre a percepção dos alunos e alunas participantes do projeto Crimes Virtuais. Fernanda Beatriz Ferreira de Macedo.

- Cartografia: seguindo os rastros de estudantes na criação colaborativa de jogos digitais. Isabela Santos da Silva Oliveira e Martha Kaschny Borges.

Mediação: Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schöninger

 

Eixo: Política e Gestão/Currículo e Prática Pedagógica

- Negros e negras: das políticas de ações afirmativas ao mercado de trabalho. Ivanilde de Jesus dos Santos Ferreira.

- “Pintou? Agora chega! É a vez do amiguinho!” A Educação Infantil reivindica a experiência. Cristiane Januário.

- Os agrupamentos multietários na Educação Infantil: reflexões a partir de documentos oficiais e da produção científica (2006-2016). Samara Maria João.

Mediação: Luciane Volken

 

Eixo: Formação Inicial e Continuada/Currículo e Prática Pedagógica

- As relações entre o estudante da terceira idade e o texto escrito em contexto institucional (EJA/NETI/UFSC). Marina Casaril.

- “A manta é o espaço da vida democrática na escola” Orientações curriculares para a educação pré-escolar, trabalho pedagógico e modos de participação das crianças. Renata Veiga.

- Professor temporário: situações da docência em Educação Física na RME Fpolis (2011-2017). Artur Gomes de Souza e Fábio Machado Pinto.

Mediação: André Justino dos Santos Costa

 

15h - Coffee Break

 

15h30minConferência de Encerramento: “Protagonismo de quem ensina e de quem aprende: as tramas do processo de aprendizagem”

Conferencista:  José Henrique Paim Fernandes – Fundação Getúlio Vargas

 

16h30min - Solenidade de Encerramento