1º DIA – 04/02/2019 - SEGUNDA-FEIRA
8h - Credenciamento
9h às 9h30min - Welcome Coffee
9h30min - Solenidade de Abertura
10h30min às 12h - Conferência abertura: “Sujeitos e processos de aprendizagens: tramas da educação básica”
Conferencista: Carlos Roberto Jamil Cury - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
12h às 13h - Intervalo para almoço
13h - Mostra Audiovisual
13h30min às 15h30min - Mesa redonda: "Os sujeitos e o direito de aprender"
Palestrante: Ingrid Lilian Fhur - Universidade de Brasília - UNB
Palestrante: Maria Clara Di Pierro - Universidade de São Paulo- USP
Coordenação: Rosinete Valdeci Schimitt
15h30min - Coffee Break
16h às 17h30min - Painel:
Sala I: Educação das Relações Étnico-Raciais: desafios na gestão político-pedagógica
Palestrante: Claudia Miranda - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ
Prática 1: “VAMOS PARA A ÁFRICA? Uma viagem ao imaginário Infantil dos Grupos 4 e 5 do NEIM Vila Cachoeira" - Professora Stefany Julia Pazin Dias -NEIM Vila Cachoeira
Prática 2: “ERER, decolonialidade e a formação docente na EJA” – Professora Daniela Fernanda Sbravati - Núcleo EJA Sul II
Mediação: Sônia Santos Lima de Carvalho
Sala II: A Inclusão dos Estudantes com Deficiências: desafios na gestão político-pedagógica
Palestrante: Monica de Nazare Carvalho - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA)
Prática 1: “Falando sobre inclusão: Relato de experiência no NEIM Barreira do Janga” - Professora Ana Cláudia da Silva e Diretora Morgana Maria da Silva de Castro - NEIM Barreira do Janga
Prática 2: “Projetos 2018 EBM Osmar Cunha e sala multimeios” - Professora de Educação Especial Marilene Zorzi e Diretora Neide Souto – Escola Básica Municipal Osmar Cunha
Mediação: Ana Paula Felipe
Sala III: Diversidade Cultural: desafios na gestão político-pedagógica
Palestrante: Sérgio Fabiano Aníbal - Universidade Estadual Paulista - UNESP
Prática 1: “Pluralidade e Respeito a diversidade Cultural no âmbito educacional” - Diretora Daniela Cristina Silva - NEIM Irmão Celso
Prática 2: "(Re)existir e transformar: por uma perspectiva ambiental crítica" – Professora Ana Cláudia Vicente Demétrio - Núcleo EJA Sul II
Mediação: Giorgia Andrea Wiggers
2º DIA - 05/02/19 - TERÇA-FEIRA
8h às 10h - Mesa Redonda: “As relações entre o saber e o aprender na contemporaneidade: aprendizagens do mundo real”
Palestrante: Luís Carlos de Menezes - Universidade de São Paulo
Palestrante: Janaina Oliveira Barros - Instituto Chapada de Educação e Pesquisa
Coordenação: Maurício Fernandes Pereira
10h - Coffee Break
10h30min às 12h - Apresentação de Trabalhos “Relatos de Experiências”
Eixo: Currículo e Prática Pedagógica
- Crônicas da Cidade. Cristiane Guimarães e Solange Rocha.
- ERER compartilhando saberes. Kátia Regina Costa, Adriana de Souza Lamark e Rassmeia Suleman.
- Desenvolvimento de habilidades em leitura. Lidiomar José Mascarello e Samuel Santana.
Mediação: Diego Pacheco
Eixo: Currículo e Prática Pedagógica/Formação Inicial e Continuada
- Docência Compartilhada: uma experiência exitosa no NEIM Poeta João da Cruz e Souza. Maika Kinas e Josélia Maria de Lima.
- Festival do Minuto EJA 2018. Rodrigo Ferreira dos Reis e Luiz Gabriel Nogueira.
- Feiras de Matemática: memórias e narrativas docentes que acontecem nesse espaço. Renata Cristine Conceição, Roberta Schnorr Buehring e Jussara Brigo.
Mediação: Rodrigo Cantos Savelli Gomes
Eixo: Política e Gestão
- A promoção do protagonismo juvenil na escola de Ensino Fundamental. Juliana Rodrigues Walendy.
- Desenho Universal aplicado à Aprendizagem: contribuições para o exercício da docência inclusiva. Narjara Zimmermann e Rosângela Kittel.
- Outras possibilidades da Dança. Patrícia Daniele Lima de Oliveira e Rilda Rejane Schiavini.
Mediação: Carmen Lucia Nunes Vieira
12h às 13h - Intervalo para almoço
13h - Mostra Audiovisual
13h30min às 15h - Apresentação de Trabalhos “Comunicação Oral de Pesquisa”
Eixo: Currículo e Prática Pedagógica
- Sujeitos em processo de alfabetização e sua apropriação da cultura digital: um estudo exploratório no I Segmento da EJA da RME Florianópolis. Deisi Cord.
- “Falando a gente encontra a solução”: estudo de caso sobre a percepção dos alunos e alunas participantes do projeto Crimes Virtuais. Fernanda Beatriz Ferreira de Macedo.
- Cartografia: seguindo os rastros de estudantes na criação colaborativa de jogos digitais. Isabela Santos da Silva Oliveira e Martha Kaschny Borges.
Mediação: Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schöninger
Eixo: Política e Gestão/Currículo e Prática Pedagógica
- Negros e negras: das políticas de ações afirmativas ao mercado de trabalho. Ivanilde de Jesus dos Santos Ferreira.
- “Pintou? Agora chega! É a vez do amiguinho!” A Educação Infantil reivindica a experiência. Cristiane Januário.
- Os agrupamentos multietários na Educação Infantil: reflexões a partir de documentos oficiais e da produção científica (2006-2016). Samara Maria João.
Mediação: Luciane Volken
Eixo: Formação Inicial e Continuada/Currículo e Prática Pedagógica
- As relações entre o estudante da terceira idade e o texto escrito em contexto institucional (EJA/NETI/UFSC). Marina Casaril.
- “A manta é o espaço da vida democrática na escola” Orientações curriculares para a educação pré-escolar, trabalho pedagógico e modos de participação das crianças. Renata Veiga.
- Professor temporário: situações da docência em Educação Física na RME Fpolis (2011-2017). Artur Gomes de Souza e Fábio Machado Pinto.
Mediação: André Justino dos Santos Costa
15h - Coffee Break
15h30min - Conferência de Encerramento: “Protagonismo de quem ensina e de quem aprende: as tramas do processo de aprendizagem”
Conferencista: José Henrique Paim Fernandes – Fundação Getúlio Vargas
16h30min - Solenidade de Encerramento