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Apresentação

A XIII edição do Congresso de Educação Básica abordou o tema "Educação, sujeitos e identidades: linguagens e multiplicidades”. Nesta edição, a temática escolhida dialoga com as políticas públicas nacionais no campo da educação, contemplando os princípios expressos na documentação da Rede Municipal de Florianópolis.  

Assim, a XIII edição do Congresso de Educação Básica traz em suas conferências, socialização de práticas, experiências e atrações culturais a representação dos sujeitos atendidos por esta Rede de Ensino. 

Neste congresso a educação pública municipal irá apresentar o que ela tem de mais valioso, que são os sujeitos que a constituem, que nos instigam ao diálogo e nos fortalecem frente aos desafios. Assim, a educação pública contemplada aqui, representa sobretudo, sua prática de qualidade, suas linguagens e multiplicidades.

 

UM BREVE HISTÓRICO

O Congresso de Educação Básica – COEB – acontece desde 2011 e tem buscado abordar temáticas do campo da educação relacionadas à formação, pesquisa e qualificação das práticas pedagógicas dos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. 
O I COEB realizado em 2011 abordou o tema "Aprendizagem em Contexto". Na II edição em 2012, a temática contemplou "Aprendizagem e Currículo". Em sua 3ª edição (2013) o COEB discutiu a "Qualidade na Aprendizagem". O IV COEB (2014) trouxe a temática da "Educação Integral e o Tempo Integral". No V COEB (2015), foi contemplada a "Educação Básica e a Indissociabilidade de suas etapas de ensino". No ano de 2016, o VI COEB, abordou os "Desafios da Educação Contemporânea". Em sua VII edição (2018) o COEB trouxe para discussão a "Docência na sociedade multitelas", Já na VIII edição (2019), foram as “Identidades, Práticas e Aprendizagens na Educação Básica” que foram discutidas,  tendo na IX edição,em 2020 a “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas” abordada. Em 2021 e 2022 as edições ocorreram em formato on-line. O X COEB no ano de 2021 trouxe para a reflexão  as “Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia: Vozes, Saberes e Fazeres". No ano de 2022, o XI COEB problematizou as “Práticas Pedagógicas Inovadoras e Humanistas: possibilidades para uma Educação Integral”, onde buscou trazer a reflexão acerca dos processos educativos estabelecidos nas ações emancipatórias, transformadoras da realidade na formação do sujeito em sua integralidade. Na XII edição do COEB a temática abordada foi “Educação para a cidadania; inclusão, inovação e sustentabilidade”, que expressa o comprometimento da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis com a formação integral dos estudantes, respeitando suas diversidades e potencialidades.