Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública

20/10/2023 - Segurança
Operação Fio Desencapado apreende 20 kg de fios de cobre no Monte Cristo

foto/divulgação: divulgação/PMF

Operação Fio Desencapado apreende 20 kg de fios de cobre no Monte Cristo

Em mais uma edição da Operação Fio Desencapado, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, apreendeu 20 kg de fios de cobre no bairro Monte Cristo, nesta quinta-feira (20). O metal estava descaracterizado e não apresentava origem comprovada. Além disso, foram recolhidos 450 kg de materiais recicláveis que estavam depositados em via pública.
 
Dois autos de infração também foram emitidos: um pela Floram por descumprimento das licenças ambientais e outro pela SUSP por não manter o registro dos fios de cobre. Ambas as autuações já haviam sido dadas na fiscalização anterior.
 
Além da segurança, a Operação Fio Desencapado fiscaliza as questões relacionadas à saúde pública causadas pelo acúmulo de resíduos nesses locais, que propiciam a proliferação de doenças, como a dengue, e ainda os possíveis prejuízos à natureza e ao meio ambiente. Trata-se de uma operação multiagência, integrada com as forças de segurança da Capital, que fiscaliza estabelecimentos que comercializam sucatas, ferro-velho e que, eventualmente, podem fazer a receptação de fios furtados nas ruas da cidade. 
 
“Esta foi uma denúncia que chegou através do 153, número da Guarda Municipal. Isso demonstra também a importância da colaboração da população para que possamos, cada vez mais, combater esse problema da receptação de fios em Florianópolis”, destaca o secretário de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, Araújo Gomes.