Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública

home >

Operação volta pra casa

       Todos os finais de tarde a Guarda Municipal de Florianópolis realiza operações em locais estratégicos da cidade com a finalidade de fazer o transito fluir da forma mais normal possível.
        O nome VOLTA PRA CADA dado à operação surgiu querendo fazer que os motoristas que trabalham na Ilha ou os que trabalham no Continente tenham um retorno tranqüilo, seguro para seus lares.
        Dentre as Operações, elas estão dividas em Operação Volta Pra Casa 01, Operação Volta Pra Casa 02, Operação Volta Pra Casa 03 e Operação Volta Pra Casa 04, cada uma com sua finalidade específica.
        Operação Volta Pra Casa 01, tem o intuito de evitar um congestionamento na Rua Paulo Fontes sentido TICEM provocado pelos veículos que saem da Rua Pedro Ivo sentido Continente. A Operação é realizada na Av. Paulo Fontes esquina com Rua Pedro Bittencourt. O fluxo de veículos da Rua Pedro Ivo, sentido continente, é desviado para Av. Paulo Fontes até o Av. Hercílio Luz, onde pegam a Av. Gov. Gustavo Richard, deslocando para o continente. Esta operação tem o ônus dos condutores que estão vindo da Av. Osvaldo Rodrigues Cabral (Beira Mar) sentido continente, tenha uma via exclusiva em frente ao Terminal Rita Maria.
        A Operação Volta Pra Casa 02, realizada na Rua Antonio Pereira de Oliveira Neto, consiste em evitar que a faixa exclusiva para o sul da ilha seja bloqueada pelos veículos parados tentando trocar de faixa e burlar a vez dos condutores que aguardam na pista correta que da acesso ao elevado Francisco Dias Velho. Esta troca de faixa é realizada por cima das marcas de canalização, o que caracteriza uma infração de transito gravíssima 3X (três vezes), com o valor de R$ 573,81. 
        A Operação volta Pra Casa 03, com ponto fixo no final da Av. Osvaldo Rodrigues Cabral (Beira Mar), inicio da Av. Paulo Fonte, com a finalidade evitar que condutores tentem trocar de faixa passando pela faixa de canalização, burlando assim a vez que quem está aguardando na fila de acesso a Av. Paulo Fontes ou acesso ao Viaduto Francisco Dias Velho.
        A Operação volta Pra Casa 04, tem por objetivo evitar que o acesso ao Elevado Francisco Dias Velho seja obstruído por veículos com sentido para o continente. Essa obstrução do Elevado se dá pelos condutores que tentam trocar de faixa passando pela faixa de canalização, burlando assim a vez que quem está aguardando na fila.