Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública

05/09/2023 - Segurança
PMF se reunirá com proprietários de ferros-velhos para fazer orientações sobre a Operação Fio Desencapado

foto/divulgação: divulgação/PMF

PMF se reunirá com proprietários de ferros-velhos para fazer orientações sobre a Operação Fio Desencapado

A Prefeitura de Florianópolis se reunirá com proprietários de ferros-velhos nesta quarta-feira (6), às 14h, no Auditório da Guarda Municipal, em Coqueiros, para realizar orientações sobre a Operação Fio Desencapado e esclarecer possíveis dúvidas sobre ela.
Ao longo da tarde, as agências de fiscalização da Prefeitura, órgãos policiais e empresas de energia elétrica e de telefonia vitimadas pelos furtos de fios falarão sobre os aspectos legais, criminais e técnicos da atividade.
Após a reunião desta quarta-feira, as fiscalizações da força-tarefa serão retomadas já na próxima semana de forma contínua e rigorosa. A administração municipal reforça ainda que durante as vistorias, denúncias com novos alvos podem surgir, fazendo com que a programação seja alterada.
A Fio Desencapado é uma operação multiagência, integrada com as forças de segurança da Capital, que fiscaliza estabelecimentos que comercializam sucatas, ferro-velho e que, eventualmente, podem fazer a receptação de fios furtados nas ruas da cidade. 
“Fechar os estabelecimentos nunca foi o objetivo da Operação Fio Desencapado, mas sim,  garantir a regularidade deles e reduzir os riscos para saúde, meio ambiente e segurança pública. Esperamos cada vez mais reduzir o furto de fios e peças metálicas eliminando a cadeia de receptação de mercadorias ilegais" , informa Araújo Gomes, secretário de Segurança e Ordem Pública.
Serviço
O quê: Workshop da Operação Fio Desencapado
Quando: quarta-feira, 6 de setembro
Horário: 14h
Local: Auditório da GMF - Rua Capitão Euclides de Castro, 236