Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública

24/08/2023 - Segurança
PMF finaliza primeira etapa da força-tarefa da Operação Fio Desencapado com quase 10 toneladas de materiais recolhidos

foto/divulgação: divulgação/PMF

PMF finaliza primeira etapa da força-tarefa da Operação Fio Desencapado com quase 10 toneladas de materiais recolhidos

Após fiscalizar 60 alvos suspeitos de fazer a receptação de fios irregulares ou sem origem comprovada, a Operação Fio Desencapado entrará em uma nova fase a partir desta quinta-feira (24). As equipes da Prefeitura de Florianópolis retornarão a cada um dos alvos para verificar se as irregularidades identificadas neste período foram corrigidas para que os estabelecimentos voltem a funcionar legalmente.
A Operação Fio Desencapado teve números bastante expressivos desde que iniciou a força-tarefa, em 31 de julho. Foram 9.849,2 kg de materiais recolhidos e destes, 8.457,2 kg de fios de cobre de origem irregular ou não comprovada. Além disso, uma máquina de triturar cobre foi apreendida e duas prisões realizadas: uma pelo crime de receptação e outra por furto de energia elétrica. 58 autos foram emitidos por Floram, Vigilância Sanitária, Secretaria do Continente e Subsecretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP).
Além da segurança, a Operação Fio Desencapado fiscaliza as questões relacionadas à saúde pública causadas pelo acúmulo de resíduos nesses locais, que propiciam a proliferação de doenças, como a dengue, e ainda os possíveis prejuízos à natureza e ao meio ambiente. Trata-se de uma operação multiagência, integrada com as forças de segurança da Capital, que fiscaliza estabelecimentos que comercializam sucatas, ferro-velho e que, eventualmente, podem fazer a receptação de fios furtados nas ruas da cidade. 
“Estamos muito satisfeitos com nosso trabalho feito na primeira etapa dessa força-tarefa, mas agora vamos partir para uma fase tão importante quanto. Já podemos ver alguns indícios de melhora significativa e o nosso intuito é evoluir cada vez mais para combater a receptação”, destaca Araújo Gomes, secretário de Segurança e Ordem Pública.