Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública

18/08/2023 - Segurança
Operação Fio Desencapado realiza duas prisões durante terceira semana de força-tarefa

foto/divulgação: divulgação/PMF

Operação Fio Desencapado realiza duas prisões durante terceira semana de força-tarefa

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, prendeu dois proprietários de ferros-velhos ao longo da terceira semana de força-tarefa da Operação Fio Desencapado: um pelo crime de receptação e outro por furto de energia elétrica. Dos oito alvos fiscalizados desde a última terça (15)  até esta quinta-feira (17), seis foram interditados.
 
Um recorde marcou esta semana de Operação. Foram 8,4 toneladas de fios de cobre e uma máquina trituradora do metal recolhidas na última terça-feira, maior apreensão da história da Fio Desencapado. Além disso, 22 autos foram emitidos por Floram, Vigilância Sanitária e Subsecretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP).
A força-tarefa da Operação Fio Desencapado vai continuar até a próxima terça-feira (22) para fiscalizar mais quatro alvos e finalizar a vistoria dos 61 pontos suspeitos de fazerem a receptação de fios mapeados pela Prefeitura de Florianópolis. Após essa fase, haverá fiscalização constante em todos os alvos para verificar se as irregularidades identificadas neste período foram regulamentadas.
O furto de fios vem causando sérios problemas na cidade, prejudicando principalmente os sistemas de iluminação e semafóricos, e o combate a esse crime é uma prioridade da administração municipal. 
“Nosso trabalho de fiscalização vai permanecer constante e incisivo. Vamos voltar em cada um dos pontos para ver se as irregularidades foram corrigidas e, claro, conferir se não há nenhum tipo de receptação de fios nesses locais ”, destaca o secretário de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, Araújo Gomes.