Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública

16/08/2023 - Segurança
Operação Fio Desencapado recolhe 8,4 toneladas de fios de cobre e prende receptador no Norte da Ilha

foto/divulgação: divulgação/PMF

Operação Fio Desencapado recolhe 8,4 toneladas de fios de cobre e prende receptador no Norte da Ilha

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, realizou a maior Operação Fio Desencapado da história e uma das maiores apreensões de fios de cobre já registradas em Santa Catarina, na última terça-feira (15). Foram 8,4 toneladas de fios de cobre apreendidas, sendo 2 toneladas de cobre triturado, além de uma máquina usada para triturar o metal. O proprietário do ferro-velho, localizado no Norte da Ilha, foi preso pelo crime de receptação e o estabelecimento interditado.
Desde que passou a ser uma força-tarefa semanal, em 31 de julho, a Operação Fio Desencapado vem acumulando números ainda mais expressivos. A Oi, empresa de telefonia que apóia a Operação, registrou uma diminuição expressiva na quantidade de metros de fios roubados desde o início de agosto, sendo a menor taxa registrada na primeira quinzena  de qualquer mês de 2023. 
O furto de fios vem causando sérios problemas na cidade, prejudicando principalmente os sistemas de iluminação e semafóricos, e o combate a esse crime é uma prioridade da administração municipal. 
A força-tarefa da Operação Fio Desencapado seguirá até esta sexta-feira (18) para terminar de fiscalizar os 61 pontos suspeitos de fazerem a receptação de fios mapeados pela Prefeitura de Florianópolis. Posteriormente, haverá fiscalização constante em todos os alvos para verificar se as irregularidades identificadas neste período foram regulamentadas.
Além da segurança, a Operação Fio Desencapado fiscaliza as questões relacionadas à saúde pública causadas pelo acúmulo de resíduos nesses locais, que propiciam a proliferação de doenças, como a dengue, e ainda os possíveis prejuízos à natureza e ao meio ambiente. Trata-se de uma operação multiagência, integrada com as forças de segurança da Capital, que fiscaliza estabelecimentos que comercializam sucatas, ferro-velho e que, eventualmente, podem fazer a receptação de fios furtados nas ruas da cidade. 
“O nosso objetivo com essa força-tarefa está sendo cumprido. Estamos satisfeitos com os números alcançados até aqui e muito conscientes de que temos que continuar fiscalizando para coibir o furto de fios, em Florianópolis”, explica o secretário de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, Araújo Gomes.