21/12/2016 - RESIDUOS - Comcap
Parque Jardim Botânico apresenta presépio
Instalações propõem reflexão sobre o consumo exacerbado

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Natal no Parque Jardim Botânico de Florianópolis

O Parque Jardim Botânico de Florianópolis convida para a apresentação do presépio nesta quinta-feira (22), às 17h. Na ocasião, o vereador Guilherme Botelho da Silveira fará uma apresentação de canto lírico e popular.

O presépio foi desenvolvido pelo arte educador Valdinei Marques, o Neiciclagem, com resíduos eletrônicos e propõe que o visitante reflita sobre como a tecnologia e o consumo podem ser colocados a favor da casa comum a todos.

No Espaço Cultural do parque, estão ocorrendo duas exposições, A Flores de Vera Sabino e a Casa de Natal do Museu do Lixo da Comcap. Ambas com curadoria de Lena Peixer.

A exposição de Natal e o presépio feito de materiais reaproveitáveis tem a intenção de provocar uma revisão de hábitos e conceitos. “Será que precisamos consumir tanto?”, questiona a engenheira sanitarista da Comcap Flávia Guimarães Orofino, facilitadora do comitê técnico do parque gerido pela Comcap e Floram.

Bruxo do consumo

Sob o sarcasmo de Franklin Cascaes, quando disse que “Papai Noel é um bruxo multimilionário que aparece somente em dezembro e rouba todo o 13º de muitos idiotas”, a curadoria propõe a indagação sobre consumo e valores.

“Será que quando se tornarem adultas, as crianças de hoje irão se lembrar dos momentos em reunião com familiares e amigos ou apenas do brinquedo que ganharam ou deixaram de ganhar?”, pergunta a curadora. Para dar uma pista, há no local pelo menos dois armários repletos de brinquedos que foram jogados no lixo e resgatados para o Museu da Comcap.

Parque aberto

O Parque Jardim Botânico, a propósito, informa o presidente da Comcap, Marius Bagnati, estará aberto para visitação nos finais de semana de festas de Natal e Ano Novo.