18/07/2016 - RESIDUOS - Comcap
Abertura à visitação será a partir do dia 24 de setembro

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Limpeza do parque do Jardim Botânico

Com a data de abertura do Parque Jardim Botânico marcada para 24 de setembro pelo prefeito Cesar Souza Junior, a Companhia Melhoramentos da Capital intensifica os trabalhos de limpeza e arrumação do espaço. Pelo termo de cooperação assinado entre o prefeito e o presidente da Epagri, Luiz Hessmann, na manhã desta segunda-feira (18), a gestão, limpeza e manutenção, guarda e segurança do parque ficam sob responsabilidade do município. A Comcap cuidará da parte operacional e a Floram contribuirá com recursos e expertise técnica.

Antes da abertura à visitação, determinou o prefeito, além da implantação do sistema de iluminação, de parque infantil, academia de saúde, pista de caminhada, sanitários, áreas de contemplação, de piquenique e de fruição do lago, será feita uma revisão e avaliação do bosque. A Comcap já está roçando a área. Durante toda a semana, equipe de pelo menos 20 pessoas permanecerão na atividade. “Abriremos o parque com condições básicas de segurança e conforto para o convívio da comunidade”, garantiu o presidente da Comcap, Marius Bagnati.

Para o futuro

“Tenho imensa satisfação de participar deste ato, não só como gestor municipal, mas como morador há mais de 40 anos do bairro do Itacorubi. Esse trabalho é para o futuro, para crianças como a que vi chegar há pouco”, mencionou Bagnati sobre Maitê e o pai dela, Rogério Hupp Hamms.

Luiz Hessmann destacou o esforço de Cesar Souza Junior, primeiro como deputado depois como prefeito, para resgatar a área e implantar o Jardim Botânico. O sonho do Jardim Botânico existe há anos entre os técnicos da Epagri e hoje é compartilhado com a vizinhança e a cidade por meio da Associação dos Amigos do Jardim Botânico. A associação é formada por pessoas como Zenório Piana, aposentado da Epagri e atual diretor de Relações Públicas do Comitê de Defesa do Consumidor Organizado (Deconor), que participou do ato de assinatura do termo de cooperação.

Da mesma forma, o prefeito reconheceu o esforço da Epagri em manter a área livre da especulação imobiliária e a persistência para chegar ao formato adequado da cessão ao município.

Primeira fase de ocupação

De acordo com o presidente da Comcap, devem seguir a essa primeira fase de ocupação do espaço, as etapas de projeto e de investimento em parceria com a iniciativa privada, sempre apontando para a implantação definitiva do Jardim Botânico. Será, como destacou o prefeito, o primeiro Jardim Botânico contíguo ao mangue no Brasil.

De acordo com a engenheira da Comcap Flávia Guimarães Orofino, com base em definição da Comissão Nacional de Jardins Botânicos, esses “espaços vivos, destinados a atividade de cultura e lazer, se diferenciam dos parques por abrigarem uma coleção de plantas ordenada, devidamente classificada e registrada, o que aumenta seu potencial educativo”.

A implantação do Jardim Botânico de Florianópolis deverá seguir normatização prevista pelo Conama que estabelece no curto prazo a fase de ocupação, no médio prazo, a fase de projeto e captação de recursos e, por fim, a implantação.

Parceria com Floram

A Floram já desenvolve avaliação das espécies vegetais na área do futuro Jardim Botânico. A engenheira agrônoma Eliane Bauer, do Departamento de Praça e Arborização Pública, esteve no local para fazer o cadastramento das áravores e dar suporte ao trabalho de manutenção e limpeza da Comcap.