PROCON

15/08/2011 - Consumidor
Procon de Florianópolis comemora quatro anos
Órgão educa, orienta e defende os consumidores da Capital

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Nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, o Procon Municipal de Florianópolis comemora quatro anos. O órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, foi criado com o objetivo de promover e implementar ações direcionadas à formação de políticas de proteção, orientação, defesa e educação do consumidor  munícipe de Florianópolis.

 

Ao longo destes quatro anos o Procon realizou 41.008 atendimentos, sendo: 29.888 atendimentos preliminares, 3.150 para cálculo, 7.094 CIP (carta de informações preliminares) e 4.026 de abertura direta da reclamação.

 

O Procon, administrado pelo diretor Tiago Silva, têm várias competências, tais como:

 

- assessorar o prefeito municipal na formulação e execução da política do sistema municipal de defesa do consumidor;

- receber, analisar, avaliar, orientar e encaminhar denúncias e sugestões apresentadas pelos consumidores;

- articular suas ações com as demais entidades do município;

- zelar pelo cumprimento das diretrizes do código de defesa do consumidor;

- fiscalizar e aplicar sanções administrativas;

- funcionar, no que se refere ao processo administrativo, como instância de julgamento.

 

O Procon no primeiro semestre de 2011 realizou várias ações de grande repercussão, entre elas o fechamento por 48 horas de uma agência bancária. 

 

A seguir o ranking dos fornecedores mais reclamados:

 

EMPRESA

 

TOTAL

DE

ATENDIMENTOS

1 – TIM Celular S.A.

701

2 - OI

485

3 – NET Florianópolis Ltda

307

4 – TELET S.A.

285

5 – B2W – Companhia Global do Varejo

203

6 – Magazine Luiza S.A.

186

7 – Banco Bradesco IBI S.A.

176

8 – VIVO S.A.

170

9 – Banco BMG S.A.

155

10 – Banco Itaú S.A.

135