PROCON
Nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, o Procon Municipal de Florianópolis comemora quatro anos. O órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, foi criado com o objetivo de promover e implementar ações direcionadas à formação de políticas de proteção, orientação, defesa e educação do consumidor munícipe de Florianópolis.
Ao longo destes quatro anos o Procon realizou 41.008 atendimentos, sendo: 29.888 atendimentos preliminares, 3.150 para cálculo, 7.094 CIP (carta de informações preliminares) e 4.026 de abertura direta da reclamação.
O Procon, administrado pelo diretor Tiago Silva, têm várias competências, tais como:
- assessorar o prefeito municipal na formulação e execução da política do sistema municipal de defesa do consumidor;
- receber, analisar, avaliar, orientar e encaminhar denúncias e sugestões apresentadas pelos consumidores;
- articular suas ações com as demais entidades do município;
- zelar pelo cumprimento das diretrizes do código de defesa do consumidor;
- fiscalizar e aplicar sanções administrativas;
- funcionar, no que se refere ao processo administrativo, como instância de julgamento.
O Procon no primeiro semestre de 2011 realizou várias ações de grande repercussão, entre elas o fechamento por 48 horas de uma agência bancária.
A seguir o ranking dos fornecedores mais reclamados:
EMPRESA
|
TOTAL DE ATENDIMENTOS |
1 – TIM Celular S.A. |
701 |
2 - OI |
485 |
3 – NET Florianópolis Ltda |
307 |
4 – TELET S.A. |
285 |
5 – B2W – Companhia Global do Varejo |
203 |
6 – Magazine Luiza S.A. |
186 |
7 – Banco Bradesco IBI S.A. |
176 |
8 – VIVO S.A. |
170 |
9 – Banco BMG S.A. |
155 |
10 – Banco Itaú S.A. |
135 |