PROCON

21/06/2011 - Consumidor
Procon divulga novas regras da ANS
Órgão se reuniu com a imprensa para esclarecer as novas normas da Agência Nacional de Saúde sobre os planos de saúde.

foto/divulgação: Bruno Oliveira

O Procon Municipal divulgou, na manhã de hoje, as novas resoluções da ANS - Agência Nacional de Saúde, em relação aos planos médicos. As medidas começam a valer a partir do dia 20 de setembro. Essas normas visam garantir o total atendimento a tudo o que o consumidor contratou e o tempo máximo de atendimento. "Nos preocupamos em uma consistente divulgação, pois nesse caso nossos fiscais serão os nossos próprios consumidores", alertou Tiago Silva diretor do órgão.

 

Ficou estipulado prazos para alguns tipos de atendimento, como por exemplo exemplo, em casos de consulta médica pediátrica, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, a consulta deve ser agendada em até 7 dias úteis.

 

A agência, através da Resolução Normativa nº 259, pretende também que as operadoras dos planos de saúde realizem credenciamento de prestadoras de serviços nos municípios que fazem parte de sua área de cobertura, com isso ela espera que a operadora ofereça ao menos um serviço ou profissional em cada área contratada pelo consumidor. "Com isso força-se os planos de saúde a terem seus próprios atendimentos, ou até mesmo de terem seus próprios hospitais, acrescenta o diretor do PROCON.

 

O cliente que se sentir lesado pode entrar em contato com o telefone (48) 3251-4400 do Procon Municipal e 08007019656 um canal aberto diretamente com a ANS.

Segue o link para consultar a íntegra da nova Realução da ANS - Agência Nacional de Saúde.
http://www.ans.gov.br/modules/mod_legislacao/exibir/texto_lei.php?id=1758