PROCON

10/06/2011 - Consumidor
Procon autua e notifica empresas aéreas
As empresas têm 10 dias para entregar sua defesa, podendo sofrer multas que vão de R$200,00 a R$ 3 milhões.

foto/divulgação:

 

O Procon Municipal autuou na tarde de hoje as empresas aéreas Avianca e Tam, em decorrência de que as mesmas não deram assistência necessária aos passageiros que tiveram seus voos cancelados ou remarcados em virtude das cinzas do vulcão Puyehub .

As empresas têm 10 dias para entregar sua defesa, podendo sofrer multas que vão de R$200,00 a R$ 3 milhões.


Após receber várias ligações de passageiros reclamando do atendimento dispensado em relação ao cancelamento dos voos, o Procon Municipal esteve no aeroporto Hercílio Luz para averiguar a situação.


O auto de infração foi lavrado em virtude do desrespeito à resolução 141 da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, que entre outras coisas informa que as companhias deveriam acomodar de forma adequada os passageiros que não puderam embarcar, além de fornecer-lhes alimentação e internet.

As empresas, em suas defesas, devem apresentar seu faturamento e após a análise de cada caso a multa será arbitrada.
A Gol e a Azul foram notificadas a prestar esclarecimentos sobre quais medidas foram tomadas para amenizar os transtornos causados.


"Podemos constatar o descaso e desrespeito aos consumidores. Isto não pode mais acontecer. Continuaremos fiscalizando e autuando quando necessário", ressalta Tiago Silva diretor do Procon Municipal.