Secretaria Municipal do Meio Ambiente

home > sobre
gabinete


Fábio Braga

Secretário Municipal do Meio Ambiente

Fábio Braga é manezinho, advogado, pai de uma princesa, filho de professora e militar.  Sua jornada tem sido pelo empreendedorismo e desenvolvimento sustentável.

 

VEREADOR Já no primeiro mandato como vereador (2017 a 2020), tornou-se presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis. Em 2020, voltou a concorrer e obteve 2.059 votos. É o primeiro titular da recém criada Secretaria Municipal do Meio Ambiente que engloba a Floram e os serviços de saneamento básico e de coleta de resíduos domiciliares.

 

ESTUDO Fábio Braga tem 39 anos, nasceu no Centro de Florianópolis, nos anos seguintes, sua família dividia moradia entre o Centro e a Praia da Armação. Foi aluno do Instituto Estadual de Educação e Colégio Coração de Jesus e cursou Direito na Unisul. Hoje mora no Estreito.

 

EMPREENDEDORISMO Foi fundador e presidente da AMPE Metropolitana – Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis, com participação ativa para instituição do Microempreendedor Individual. O setor hoje responde por 99% dos CNPJs de Florianópolis.

 

ALCANCE SOCIAL Também atuou como vogal da Junta Comercial do Estado, conselheiro do Tribunal Administrativo Tributário da Secretaria de Estado da Fazenda, membro da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc), presidente do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) e diretor dos Assuntos da Capital da Comissão de Jovens Advogados da OAB-SC.



Laudelino de Bastos e Silva

Secretário Adjunto do Meio Ambiente

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) com especialização em Finanças pela Unisul, Laudelino de Bastos e Silva tem formação na área bancária, administrativa, financeira, informática, desenvolvimento de produtos e serviços e cartão de crédito.

 

BESC Pertenceu ao quadro do Besc de 1979 a 2002, período em que atuou em contabilidade, controle de qualidade e desenvolvimento de produtos como home banking, cobrança simplificada por meio digital e cobrança de impostos e taxas municipais. Coordenou o processo de fusão de call center com serviços de ouvidoria do Besc. Operou a customização e implantação do Bescap e cartão de crédito popular do Besc e FCDL/SC. Deixou o banco depois da federalização, quando atuava como assessor das diretorias de Tecnologia e Produtos e de Planejamento.

 

Entre 2002 e 2004, desenvolveu e operou a Capital SC Consultoria e Gestão de Negócios Ltda.

 

CASAN De 2004 a 2006, foi diretor Administrativo da Casan, responsável pelas áreas de recursos humanos, informática, suprimentos, apoio administrativo e organizações e métodos. Em 2007, assumou a Diretoria Financeira e de Relações com os Investidores, onde permaneceu até 2019. Nesta época, coordenou a criação do Fundo de Previdência dos Empregados (Casanprev), desenvolveu projeto de recadastramento comercial para dar eficiência à relação com 650 mil clientes da Casan. Liderou a captação de US$ 40 milhões junto ao Banco Mundial e de R$ 2 bilhões para investimentos na ampliação da rede de esgotamento sanitário com Caixa, Bndes, Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e Agência Francesa de Desenvolvimento. Implantou a Controladoria Econômica e Financeira da Casan.


SANEAMENTO Na Prefeitura de Florianópolis, atuou como superintendente de Habitação e Saneamento da Secretaria de Infraestrutura entre junho de 2020 e fevereiro de 2021, quando assumiu como secretário adjunto na recém criada Secretaria Municipal de Meio Ambiente.



Ulisses Laureano Bianchini

Superintendente de Gestão de Resíduos

Formado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade de Santa Catarina (Ufsc), Ulisses Laureano Bianchini é empregado da Comcap desde 2012. Tem especialização em gerenciamento de projetos pelo Senac.

 

EXPERIÊNCIA Formado em 2007, o engenheiro acumula experiência de 15 anos em licenciamento ambiental e gestão ambiental e de nove anos em gestão de resíduos sólidos.

 

CARREIRA Na Comcap, foi engenheiro sanitarista do Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos por quatro anos, gerente do DPCR por quase três anos e até ser nomeado superintendente de Gestão de Resíduos da recém criada Secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalhava como assessor técnico da diretoria.

 

FAMÍLIA Natural de Ourinhos, no interior de São Paulo, Ulisses veio para Florianópolis para cursar a Ufsc em 2002, e aqui constituiu família. É casado com Erika e tem dois filhos, Nicole e Yan.



Lucas Arruda

Superintendente de Saneamento Básico

Engenheiro sanitarista e ambiental formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), especialista em Gestão de Projetos de Engenharia (MBA). Foi engenheiro concursado da Casan por nove anos, onde ocupou importante cargo operacional como superintendente da Região Metropolitana.

 

SANEAMENTO Em 2017, convidado pelo prefeito Gean Loureiro, assumiu a superintendência de Habitação e Saneamento da Prefeitura de Florianópolis. Na PMF, cuidou das políticas públicas, planejamento e gestão da área de saneamento básico da Capital. Na área de resíduos sólidos, coordenou o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Pmgirs) de Florianópolis.

 

COMCAP Lucas assumiu a presidência da Comcap em abril de 2020 e permaneceu até tornar-se superintendente de Saneamento na recém criada Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

Nasceu em Campo Grande e chegou a Florianópolis na adolescência, para cursar a Ufsc.



Beatriz Campos Kowalski

Superintendente da Floram

Manezinha da Ilha, criada na Agronômica, Beatriz Campos Kowalski começa sua jornada no poder público como superintendente da Floram. Está entusiasmada com a possibilidade de dar eficiência à execução da política ambiental em Florianópolis.

 

INSTRUÇÃO Formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e em Administração Empresarial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc/Esag),  Beatriz Campos Kowalski também estudou na École Supérieure de Commerce - Groupe ESC SupdeCo, na cidade de Amiens, França.

 

JORNADA Possui atuação especializada em Direito Ambiental, com destaque para o contencioso cível, criminal e administrativo, bem como na área consultiva, incluindo a condução de processos de licenciamento ambiental e urbanístico e a realização de due diligences (diligência prévia) estratégicas de grandes projetos em todos os setores da economia.

 

OAB Integrou diversas comissões no tema e representou a OAB/SC na Câmara Técnica de Licenciamento Ambiental do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (Consema/SC).