home >
Floripa Empreendedora

Programa visa à implantação de ações planejadas e integradas, potencializando o Ambiente de Negócios e tem como objetivo promover e fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico local.

 

Para que o projeto alcance os resultados esperados foram planejados grandes eixos de atuação:

 

Eixo 01 - Atores de Desenvolvimento: O município tem oficialmente designados os Atores de Desenvolvimento, que são servidores públicos nomeados para a função de Agente de Desenvolvimento e Secretários Municipais que acompanha estrategicamente o projeto. Ambos devidamente nomeados e capacitados pelo SEBRAE/SC para atuar. Os Atores de Desenvolvimento são peças chaves para que as políticas de desenvolvimento possam ser implementadas no município. Tratam-se de guardiões dos pequenos negócios na administração pública e sem os atores não é possível fazer com que as ações sejam institucionalizadas e se mantenham permanentemente. Os Atores são os articuladores das ações no dia a dia da Prefeitura.

 

Parceiro: Prefeitura de Florianópolis através da Superintendência de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Florianópolis e SEBRAE/SC.

 

Eixo 02 – Rede de Atendimento ao Empreendedor: A rede foi lançada com objetivo de simplificar e facilitar a vida do empreendedor tendo à disposição vários locais que oferecem atendimento ao empreendedor de Florianópolis. Nesses Espaços do Empreendedor como são identificados, os atendentes são capacitados para melhor entender e atender você empreendedor. A gestão pública municipal percebe e entende o Espaço do Empreendedor como uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento econômico local.

 

Parceiros: Prefeitura de Florianópolis através da Superintendência de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Florianópolis, Entidades Empresariais de Florianópolis e SEBRAE/SC.

 

Eixo 03 - Desburocratização: Avançar no processo de desburocratização, com a identificação das necessidades apresentadas pelas Entidades Empresariais e dos órgãos envolvidos, como tempo dos processos, valores médios e com o mapeamento dos fluxos atuais para abertura, alteração e baixa de empresas no município são objeto da LEI de Desburocratização (que está em tramite interno para votação junto à câmara municipal de Florianópolis).

 

Link para você conhecer mais sobre a Lei criada pela Prefeitura para ajudar você empreendedor: (em breve).

 

Parceiros: Prefeitura de Florianópolis através da Superintendência de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Florianópolis, Entidades Empresariais e SEBRAE/SC.

 

Eixo 04 - Compras Públicas: Ampliar mercados e dar mais oportunidades de negócios para os empresários é uma das funções das Compras Públicas. Além de fornecer e abastecer a administração pública, o poder de compras passa a ser usado como política de

desenvolvimento. Essa eixo traz ferramentas poderosas oriundas da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar Federal 123/2006) e da Lei que estabelece os programas de Merenda Escolar. Ao comprar usando os mecanismos legais existentes a Prefeitura de Florianópolis consegue dinamizar sua economia e estimular o empreendedorismo na região.

 

Parceiros: Prefeitura de Florianópolis através da Superintendência de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Florianópolis, Secretária de Administração e SEBRAE/SC.

 

Eixo 05 - Juro Zero Floripa: O Programa de Microfinanças de Florianópolis, lançado dia 14 de Agosto de 2017 com o nome de Programa Juro Zero Floripa, possibilita o acesso ao crédito, incentivando a geração de emprego e renda, aos microempreendedores individuais (MEI), empreendedores de micro e pequenas empresas (ME), bem como profissionais autônomos e empreendedores populares, que ser formalizarem seus negócios para tomada de empréstimo.

 

Parceiros: Prefeitura de Florianópolis através da Superintendência de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Florianópolis, Banco do Empreendedor, Ampe Metropolitana e SEBRAE/SC.

 

Eixo 06 - Exporta Floripa: Com objetivo de oferecer mais acesso ao mercado internacional a Prefeitura de Florianópolis lançou em 03 de Julho de 2017, o Programa Exporta Floripa. O programa tem em suas ações oferecer capacitação (online) e orientação (através dos Seminários) ao empreendedor através do portal www.intradebook.com em parceria com a empresa Intradebook, onde oferece a possibilidade de você empreendedor cadastrar gratuitamente seu perfil como vendedor ou comprador e realizar pesquisas para acesso de empresas de todo o mundo.

 

Parceiros: Prefeitura de Florianópolis através da Superintendência de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Florianópolis e Intradebook Negócios Internacionais.

 

Eixo 07 - Empreendedorismo nas Escolas: Com objetivo de criar uma cultura empreendedora aos jovens de Florianópolis, a Prefeitura de Florianópolis implementou em 2018:

 

- Projeto JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos que oferece para alunos do ensino fundamental da 1ª a 9ª series da rede municipal de educação o tema empreendedorismo.

 

- Projeto Crescendo e Empreendendo, que oferece cursos de empreendedorismo para jovens de 15 a 20 anos de comunidades de interesse Social.

 

- Projeto Escola de Empreendedores, que oferece para alunos matriculados nos EJAS Escolas de Jovens e Adultos apresentando o tema Empreendedorismo, a Politica Pública do Micro Empreendedor Individual e o Programa Juro Zero Floripa.

 

Parceiros: Prefeitura de Florianópolis através da Superintendência de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Florianópolis e Secretária Municipal de Educação.

 

Eixo 08 - Floripa Empreendedora no Bairro: Foi criado com o intuito de incentivar o empreendedorismo nos bairros de Florianópolis, levantando mensalmente as comunidades informações relevante sobre benefícios e deveres dos empreendedores formalizados, sejam Microempreendedores Individuais (MEIs) ou Micro e Pequenos Empresários (MPEs), melhorando assim o desenvolvimento econômico do município.

 

Parceiros: Prefeitura de Florianópolis através da Superintendência de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Florianópolis, Banco do Empreendedor, Ampe Metropolitana e SEBRAE/SC.

 

Eixo 09 - Plano de Desenvolvimento Econômico de Florianópolis: Com objetivo de preparar e criar um futuro melhor para o município, o documento busca desenvolver a economia do município por meio da identificação e planejamento de eixos estratégicos que promovam o desenvolvimento econômico sustentável. A intenção é que o projeto possa refletir na melhoria da qualidade de vida da população.

 

- Eixo Turismo, Comércio, Economia Criativa e Economia do Mar.

- Eixo Tecnologia, Informação e Comunicação.

- Eixo Nanotecnologia e Novos Materiais.

- Eixo Tecnologia para Saúde e Bem Estar.

- Eixo Energia.

 

Clique aqui para conhecer o Plano de Desenvolvimento Econômico de Florianópolis: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/Florianopolis_Plano_de_Desenvolvimento%20Econ%C3%B4mico_Ed2017_Cidade_Empreendedora.pdf

 

Parceiro: Prefeitura de Florianópolis através da Superintendência de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Florianópolis, Entidades Empresariais e SEBRAE/SC.

 

Eixo 10 - Centro de Empreendedorismo de Florianópolis: Espaço criado pela Prefeitura de Florianópolis para capacitar e desenvolver características empreendedoras e ser base para o desenvolvimento do ecossistema empresarial do município. O projeto tem meta de incrementar o empreendedorismo formal, gerando impactos positivos para a sociedade, como a formalização de empresas, a geração de empregos diretos e indiretos, aumento da inovação, da oferta de produtos e serviços, da atividade econômica e da sustentabilidade das empresas, além do aumento da renda per capita e melhoria da qualidade de vida dos envolvidos, a partir do incentivo à cultura empreendedora.

 

Parceiros: Prefeitura de Florianópolis através da Superintendência de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Florianópolis e Entidades Empresariais.

 

Eixo 11 - Florianópolis em Números: Iniciativa que visa por meio da reunião de informações públicas, dados estatísticos oficiais e comparativos a formatação de um panorama socioeconômico para Florianópolis.

 

Você pode acessar as informações no link: https://www.dropbox.com/s/hi1k10fqkfz9py7/Florian%C3%B3polis%20em%20N%C3%BAmeros%20-%20Ed.%202017%20-%20Cidade%20Empreendedora.pdf?dl=0

 

Parceiros: Prefeitura de Florianópolis através da Superintendência de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Florianópolis e SEBRAE/SC.

 

Eixo 12 - Levantamento de Oportunidade de Florianópolis: O estudo Levantamento de Oportunidades objetiva indicar aos gestores municipais, investidores e empreendedores atividades econômicas que se configuram como:

i. Oportunidades para a geração de empreendimentos de micro e pequeno porte que devem refletir o caráter empreendedor da população catarinense.

ii. Oportunidades para a realização de investimentos de grande porte, para empreendimentos que venham a impactar a dinâmica econômica e social local.

 

Clique aqui para conhecer o Levantamento de Oportunidades de Florianópolis.

 

Parceiro: Prefeitura de Florianópolis através da Superintendência de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Florianópolis e SEBRAE/SC.

 

Eixo 13 – Programa de Qualificação para Exportação

A Prefeitura de Florianópolis, o INAITEC em parceria com APEX BRASIL, esta união tem por objetivo promover a cultura exportadora no Brasil, proporcionando aos empreendedores:

 

1.Condições para o desenvolvimento sustentável dos seus projetos;

2.Qualificação de suas empresas, possibilitando acesso a mercados internacionais e o aumento da competitividade;

3.Promover produtos e serviços brasileiros no exterior atraindo investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Por meio da metodologia de qualificação para exportação desenvolvida através da PEIEX, os técnicos extensionistas realizam um diagnóstico detalhado das empresas inscritas no programa com o objetivo de apontar pontos estratégicos fortes para exportação, assim como pontos de melhorias para ampliar as condições de internacionalização.

 

Para solicitar um atendimento envie um e-mail para desenvolvimento@pmf.sc.gov.br

Mais informações no edital: http://inaitec.com.br/edital-de-selecao/