home >
APRESENTAÇÃO

A Secretaria de Educação do Município de Florianópolis apresenta a X edição do Congresso de Educação Básica - COEB 2021, que será realizado nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro de 2021, online, através do Portal Educacional.

 O COEB 2021 tem como temática: “Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia: Vozes, Saberes e Fazeres", buscando direcionar o olhar  para a  reflexão e compreensão do trabalho realizado pelos  profissionais da educação da RMEF. A abordagem deste ano está voltada para como  as práticas pedagógicas foram repensadas  em tempos de pandemia, considerando também aspectos como autoria, autonomia e protagonismo que deu voz aos saberes e às instituições de ensino que mesmo fechadas cumpriram o seu papel. 

Nesse sentido, buscamos trazer a proposição das temáticas articuladas ao processo de ensino e aprendizagem e de gestão em seus diferentes tempos e espaços, promovendo debates cujo princípio consta em  “Ser uma rede de ensino público municipal, inovadora e com qualidade social da educação, gestão e práticas pedagógicas humanistas”.

 

UM BREVE HISTÓRICO

 

O Congresso de Educação Básica – COEB – acontece desde 2011 e tem buscado abordar temáticas do campo da educação relacionadas à formação, pesquisa e qualificação das práticas pedagógicas dos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. 

O I COEB realizado em 2011 abordou o tema "Aprendizagem em Contexto". Na II edição em 2012, a temática contemplou "Aprendizagem e Currículo". Em sua 3ª edição (2013) o COEB discutiu a "Qualidade na Aprendizagem". O IV COEB (2014), trouxe a temática da "Educação Integral e o Tempo Integral". No V COEB (2015), foi contemplada a "Educação Básica e a Indissociabilidade de suas etapas de ensino". No ano de 2016, o VI COEB, abordou os "Desafios da Educação Contemporânea". Em sua VII edição (2018) o COEB trouxe para discussão a "Docência na sociedade multitelas", Já na VIII edição (2019), foram as “Identidades, Práticas e Aprendizagens na Educação Básica” que foram discutidas,  tendo na IX edição,em 2020 a “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas” abordada.  Para 2021, na X edição do evento, objetivamos dialogar e discutir as “Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia: Vozes, Saberes e Fazeres"