06/02/2018 - Educação
Trabalhos sobre empoderamento de idosos na EJA e educação sexual são destaque no COEB 2018

Evento está ocorrendo no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

foto/divulgação: Rafael Rosseti

Os trabalhos foram divididos em três modalidades: Comunicação Oral de Pesquisa, Relatos de Experiências e Banner

No Congresso de Educação Básica (COEB) 2018, pesquisadores e profissionais da rede municipal de ensino puderam inscrever seus trabalhos para apresentar no evento, divididos em três modalidades: Comunicação Oral de Pesquisa, Relatos de Experiências e Banner.

 

Continuando a exposição, das 13h30 às 15h, os 11 trabalhos de Comunicação Oral de Pesquisa foram apresentados em três diferentes salas, divididos de acordo com o eixo abordado.

 

Os trabalhos do eixo Política e Gestão foram apresentados nas salas Goiabeira e Laranjeira. Daiana Zanelato dos Anjos desenvolveu “Da tinta ao Braille: análise de diferenças semióticas no livro didático de matemática em Braille”.

 

Rosângela Kittel foi a responsável por apresentar o trabalho “Facebook: as ações que jovens com deficiência intelectual realizam na rede social digital à luz dos princípios da autoadvocacia”, que desenvolveu juntamente com Martha Kaschny Borges.

 

“Espaços e tempos coletivos de leitura literária na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis (SC)” foi criado por Thamirys Frigo Furtado e Eliane Santana Dias Debus, e apresentado por Thamirys.

 

Para finalizar, Vânio Cesar Seemann apresentou “O que significa mais tempo na escola? Sobre as políticas de jornada em tempo integral nos microcontextos das redes municipais de ensino”, que desenvolveu com Geovana Mendonça Lunardi Mendes.

 

No auditório Garapuvu, estavam as pesquisas do eixo Currículo e Práticas Pedagógicas. Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado desenvolveu e apresentou “O empoderamento de idosos na escolarização da EJA do Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC”.

 

Edilene Eva de Lima foi a responsável por levar a proposta “Movimentos de mudança curricular nas experiências de educação integral em redes e escolas públicas de Santa Catarina” ao evento.

 

A pesquisa “A brincadeira das e entre as crianças bem pequenas: implicações na constituição da linguagem e na participação em contexto de educação infantil” foi criada por Joselma Salazar de Castro.


Por fim, “Educação, comunicação e tecnologia nas dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina: indícios de uma prática pedagógica educomunicativa” foi desenvolvido e exposto por Wanessa Matos Vieira.

 

Já nas salas Pitangueira e Aroeira, foram expostos os trabalhos de “Formação Inicial e Continuada”. Dinorá Meinicke desenvolveu junto com Andréia Mendes dos Santos a pesquisa “Formação continuada numa perspectiva da educação para a inteireza: uma necessidade do professor de creche” e a apresentou.

 

Márcia Bressan Carminati expôs “Tomando a palavra... O processo de formação da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito (2004/2013)”.

 

Para finalizar, a pesquisa “Educação Sexual em Debate nas Ondas da Rádio UDESC FM 100.1 Florianópolis: estudo de caso dos programas gravados de 2007 a 2015 como possibilidades para formação continuada” foi desenvolvida e apresentada por Marcia de Freitas.

 

O Congresso de Educação Básica 2018 é promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação.


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