home >
CONFERENCISTAS E PALESTRANTES

 


Profa. Dra. Angela Maria Scalabrin Coutinho

Graduada em Pedagogia - Educação Infantil - pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Mestre em Educação Infantil pela mesma universidade (2002) e Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (2010). Professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Professora da linha Educação: diversidade, diferença e desigualdade social do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Membro do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR/MIEIB) e consultora da Rede de Municipal de Ensino de Florianópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em creche, sociologia da infância, desigualdades sociais e educacionais, currículo e avaliação na educação infantil.

 

Profa. Ma. Geisa Letícia Kempfer Bock

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI) do Centro de Educação à Distância (CEAD). Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e mestrado em Educação e Formação de Educadores pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC (2004), é doutoranda do programa de pós graduação em Psicologia da UFSC. Atuou, como professora do AEE desde 2004, e como Gerente da educação Inclusiva na Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis entre 2008 a 2011. Atua no curso de pós graduação em Atendimento Educacional Especializado/UFC na área da Deficiência Física e na Coordenação Pedagógica. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, acessibilidade, educação inclusiva e Atendimento Educacional Especializado.

 

Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares

Jornalista; Doutor em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP (1988), com pós-doutorado junto à Marquette University, Milwaukee, WI, USA (1999-2000); Professor Titular Sênior da USP. Presidente da ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação. Docente da Licenciatura em Educomunicação e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Ao longo de sua trajetória, foi (1) O responsável pela sistematização do conceito da Educomunicação (pesquisa do NCE/USP, financiada pela FAPESP, 1997-1999); (2) Criador e s upervisor dos Projetos Educom.rádio , na Prefeitura de São Paulo (2001-2004) e (3) Educom.TV (2002), no Estado de São Paulo; (4) Supervisor do curso a distância Midias na Educação , do MEC, no Estado de São Paulo (2005-2013); (5) Presidente da UCIP - Union Catholique Internationale de la Presse ( Genebra, Suíça, 2001-2010); (6) Membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano (2001-2009). (7) Membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (2015-2017); (8) Autor dos livros "Do Santo Ofício à Libertação" (Paulus, 1988), "Sociedade da Informação ou da Comunicação" (Cidade Nova, 1996) e "Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação" (Paulinas, 2011); (9) Autor de 50 artigos sobre Educomunicação; (10) Prêmios: "Intercom de Grupo Inovador", em 2005, como coordenador do NCE/USP. "Educare 2007", com o título de "Educador do Ano" no Brasil, a partir da escolha dos internautas.

 

Prof. Dr. Jaison José Bassani

Licenciado em Educação Física (2003) e Doutor em Educação (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina. É vice-coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq), onde atua, principalmente, em atividades de pesquisa, extensão e orientação. É professor (Adjunto IV) do Departamento de Educação Física e dos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde abril de 2014 é coordenador do subprojeto Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFSC. Atualmente é Presidente da Câmara de Pesquisa do Depto. de Educação Física e Coordenador de Pesquisa do Centro de Desportos da UFSC. Também é editor adjunto da Revista Brasileira de Ciências do Esporte e dos Cadernos de Formação RBCE (Qualis Educação Física/Educação), publicações do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Ainda no âmbito da gestão da pesquisa, destaca-se a atuação como membro de conselho editorial e parecerista ad hoc de vários periódicos das áreas de Educação e Educação Física no Brasil. Mantém relações acadêmicas com grupos de pesquisa e instituições no Brasil, na Espanha, na Argentina e no Uruguai, por meio de projetos de pesquisa, orientações e programas de intercâmbio acadêmico apoiados pelo CNPq, CAPES-UdelaR, UFSC, Santander Universidades (Programa de Bolsas Ibero-americanas), Ministério da Educação da República Argentina, Grupo Montevidéu de Universidades Sul-americanas (AUGM), Universidad Nacional de La Plata (Argentina), CSIC - Comisión Sectorial De Investigación Científica (Uruguai) e Universidad de La Republica (Uruguai). Tem experiência de pesquisa e ensino nas áreas de Educação e Educação Física, com ênfase em Fundamentos da Educação e da Educação Física (Filosofia e Sociologia), atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, contemporaneidade e Educação; Teoria Crítica da Sociedade e Educação; Corpo, Cultura e Sociedade; Esporte e Sociedade; Corporalidade e processos de escolarização; Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física; Infância e Educação Física; Metodologias de Ensino e Formação de Professores de Educação Física. No âmbito da extensão, atua principalmente com formação continuada de professores, especialmente de Educação Física, que atuam nas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Educação Básica.

 

Profº Dr. José Augusto Pacheco

Licenciado em História, doutorou-se, na Universidade do Minho, em Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular, em 1993. Atualmente, concilia a Presidência do Instituto de Educação da UMinho, com a docência e investigação. É professor Catedrático do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa e investigador do Centro de Investigação em Educação. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, membro do Conselho Nacional de Educação e editor da "Revista de Estudos Curriculares". Publicou cerca de uma centena de artigos científicos, vinte livros e venceu alguns prémios, como o Rui Grácio. Coordenou vários projetos de investigação nacionais e internacionais e orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Tem colaborado com instituições de ensino superior em países oficias de língua portuguesa, sobretudo Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Timor Leste. Preside à Assembleia Municipal de Paredes de Coura, donde é natural.


Profa. Dra. Júlia Siqueira da Rocha

Graduação em Pedagogia -Supervisão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) com estágio doutoral em Strasbourg na França. Atualmente é pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina no Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB). É funcionária efetiva da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina ocupando o cargo de Gerente de Políticas e Programas da Educação Básica e Profissional. Coordena o Núcleo SED de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento ás Violências em Escola.É coordenadora Estadual da Base Nacional Comum Curricular.É Conselheira Consultiva do Conselho anti Bullying Mexicano Pone el Parche. É Conselheira efetiva do Conselho Estadual de Direitos Humanos de Santa Catarina. Autora dos livros: Violências na Escola; da banalidade do mal à banalização da pedagogia-2 edição-2014 e Castigo e Crime; adolescentes criminalizados e suas interações com as condutas de risco, a educação e o sistema de justiça-2016.

 

Profa. Dra. Márcia Buss Simão.

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. É Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG) do PPGE/UNISUL e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC).

 

Profa. Dra. Martha Kaschny Borges

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991), mestrado em Educação pela Université Pierre Mendes France II (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Educação - Université Pierre Mendes France II (2001). Foi Presidente e Diretora Técnico-Científico da Fundação Escola de Governo ENA. Atualmente é professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Doutorado em Administração - ESAG/UDESC. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Université Aix-Marseille, França e Estágio Pós-doutoral na Universitat de Barcelona, Espanha, no grupo de pesquisa Esbrina. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, com os seguintes temas: formação de professores, educação e cibercultura, ensino superior, tecnologias digitais de informação e de comunicação, políticas educacionais e teoria Ator-Rede. Atualmente é a Presidente da Aliança Francesa de Florianópolis.

 

Profa. Ma. Silvia Maria de Oliveira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. É sócia do Instituto de Educação Permanente, atuando na Formação de Professores, com ênfase em educação de jovens e adultos, alfabetização e letramento.