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Apresentação

 

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis é a idealizadora do Congresso de Educação Básica - COEB 2016, que em sua VI Edição, terá como tema Desafios da Educação Contemporânea: concepções e práticas pedagógicas. O congresso tem como finalidade discutir concepções e apresentar referências de práticas pedagógicas que inovam os espaços e tempos escolares. O fato de realizar todas as edições do congresso no início do ano letivo contribui para o planejamento inicial das unidades educativas e o planejamento da formação continuada para os profissionais da educação, com o intuito de garantir uma avaliação e um aperfeiçoamento contínuo do trabalho educativo. 

 

Justificativa

O evento busca fomentar o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da educação por meio de conferências, palestras, relatos de experiência e pesquisas na temática proposta. Esse processo pretende contribuir na avaliação da ação pedagógica nas unidades educativas do município de Florianópolis a fim de provocar mudanças paradigmáticas com vistas à complexificação e qualificação dos processos pedagógicos atuais.

 

Objetivos

 - Promover o debate dos processos que qualificam a práxis educativa, visando à excelência da prática pedagógica no cotidiano escolar e a integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino que compõem a Educação Básica, no município de Florianópolis.

 

- Qualificar a formação continuada dos profissionais da educação por meio de conferências, palestras, relatos de experiência e pesquisas na temática proposta, destacando-se: competências política e técnica, interculturalidade, constituição do sujeito docente, aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, gestão democrática e participativa, transversalidade no currículo, educação integral e inclusão, atitude e ética na educação.

 

Histórico

A primeira edição foi realizada no ano de 2011, tendo como eixo "Aprendizagem em Contexto". As discussões deste evento repercutiram nas práticas político-pedagógicas, em especial, da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, contemplando aproximadamente 3 mil profissionais da educação.

Em virtude destas repercussões, no ano de 2012 foi realizada a segunda edição do COEB, com a temática "Aprendizagem e Currículo". Mais uma vez, a avaliação do evento indicou que as discussões desenvolvidas trouxeram contribuições na práxis educativa no município.

Em 2013 a terceira edição do COEB promoveu a discussão sobre "Qualidade na Aprendizagem", com o objetivo de implementar uma política pública de formação continuada, possibilitando a interação e a interlocução entre os autores que discutem a temática e os educadores que atuam nas unidades educacionais.

No ano de 2014, foi realizada a quarta edição do COEB, com a temática da "Educação integral", tendo como objetivo principal oportunizar reflexões acerca da escola em Tempo Integral para além da jornada ampliada, possibilitando discussões que busquem a formação e o desenvolvimento do sujeito em sua totalidade.

A quinta edição do COEB, realizada no ano de 2015, com a temática "A Indissociabilidade na Educação Básica: especificidades, desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas", teve como finalidade discutir os seguintes eixos: a política e gestão democrática e compartilhada da educação no sistema público de ensino; a reorganização curricular na educação básica e as práticas pedagógicas e docência de forma a promover a indissociabilidade da educação básica em suas etapas e modalidades de ensino.