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APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

CRONOGRAMA E CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NAS MODALIDADES “COMUNICAÇÃO ORAL DE PESQUISA” E “RELATO DE EXPERIÊNCIA”, DE ACORDO COM AS DISPOSIÇÕES DA PORTARIA Nº 305/2014.

 

Comunicação Oral de Pesquisa

A modalidade “Comunicação Oral de Pesquisa” compreende a apresentação de trabalhos de pesquisa em nível de mestrado ou doutorado. Serão aceitas pesquisas de doutorado em andamento, qualificadas até a data da inscrição.

Poderão inscrever-se pesquisadores que atuam como servidores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis ou pesquisadores externos que tenham desenvolvido pesquisa sobre a referida Rede.

 

Relatos de Experiência

 

A modalidade “Relatos de Experiência” compreende a apresentação de trabalhos pedagógicos realizados individual ou coletivamente na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

Os trabalhos de autoria coletiva serão apresentados somente por um dos autores. Admitem-se inscrições de servidores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e nas Instituições Conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

A inscrição deverá ser realizada no período de 07 a 17 de novembro de 2014 por meio do envio da ficha de inscrição e resumo do trabalho para o e-mail coeb2015@gmail.com

 

Eixos Temáticos

 

I – Política e Gestão da Educação Básica: Políticas municipais e nacionais no âmbito da Educação Básica. Indissociabilidade da gestão, pesquisa e formação nas etapas de ensino da Educação Básica. Gestão democrática e compartilhada da educação no sistema púbico de ensino.

 

II – Currículo: Políticas, fundamentos e práticas de currículo que consolidam uma escola justa, democrática e aberta às diferenças humanas e culturais. A reorganização curricular na educação básica de forma a promover a indissociabilidade de suas etapas. A relação currículo, conhecimento e diferença cultural. A gestão dos espaços e dos tempos educativos na promoção da aprendizagem. A aprendizagem como eixo condutor do Ensino Básico. Conhecimento e aprendizagem. Avaliação e aprendizagem.

 

III – Práticas Pedagógicas e Docência: constituição do sujeito docente. Formação docente. As diferenças culturais e práticas pedagógicas. Os processos de diálogo entre diferentes conhecimentos e saberes, a utilização de pluralidade de linguagens, estratégias pedagógicas e recursos didáticos. As relações entre tecnologia e inovação na escola contemporânea.

 

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PORTARIA Nº305/2014 – DEFINE CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NAS MODADLIDADES DE “ COMUNICAÇÃO ORAL E PESQUISA” E “RELATOS DE EXPERIÊNCIA” NO CONGRESSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA: A INDISSOCIABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESPECIFICIDADES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS