03/12/2021 - SME - Educação
Bairro Educador da Prefeitura de Florianópolis será ampliado em 2022
“O Programa provoca transformações na vida das crianças e isso reflete diretamente na família”, disse o vice-prefeito Topázio

foto/divulgação: Arquivo SME

A motivação das crianças com as oficinas é um dos pontos fortes da iniciativa da Prefeitura

O Vice-prefeito de Florianópolis Topazio Neto e o Secretário Municipal de Educação, Mauricio Pereira, participaram do encontro dos colaboradores do Programa Bairro Educador. Também estiveram presentes, Bruno Becker, o novo Superintendente do Programa Bairro Educador, além dos secretários municipais da Fazenda, Constâncio Maciel, e Ed Pereira, da Cultura, Esporte e Juventude. O vereador Diácono Ricardo compareceu ao encontro, assim como Gisele Toledo, pedagoga da Secretaria de Educação de Florianópolis.

O encontro teve a participação dos 97 profissionais que integram o Programa Bairro Educador  e em seus pronunciamentos as autoridades elogiaram o caráter inovador do Programa por promover inclusão social a cerca de 750 crianças por meio de oficinas educacionais e técnicas às comunidades do Monte Cristo, Monte Verde, Mocotó e Mariquinha.  O Programa é desenvolvido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação.

TRANSFORMAÇÕES POSITIVAS EM FLORIANÓPOLIS

“Hoje a Prefeitura atua em duas frentes: auxiliando o setor que trabalha com os idosos – realizando cursos de capacitação para cuidadores – e também auxiliando crianças, adolescentes e adultos com o Programa Bairro Educador. Esta criança geralmente é atendida no contraturno escolar com uma educação de qualidade. Além disso, com esta ação, é possibilitado que os pais possam trabalhar e com isso a melhorar o nível de renda da família e a conseqüente qualidade de vida de todos”, destacou o vice-prefeito.

Topazio enfatizou ainda que o Programa provoca transformações positivas na vida das  crianças e isso reflete diretamente na família. “As crianças começam a colocar dentro de casa os conceitos positivos aprendidos no Bairro Educador e isso provoca uma mudança positiva no seio familiar. Todos estes motivos confirmam o quanto Florianópolis se tornou em cidade inteligente, o quanto Florianópolis esta colocando o cidadão como  foco de atenção”.

PROGRAMA SERÁ AMPLIADO

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, destacou que o Programa será ampliado para oito ou nove bairros. “Faremos isso já a partir do ano que vem, pois ele traz oportunidade para muitas pessoas. Por isso queremos atender mais comunidades. Com este Programa vamos ‘esperançar’ ainda a vida das pessoas, ou seja, vamos tornar sonhos em realidade”, destacou o secretário.

Maurício Fernandes Pereira observou que a motivação das crianças com as oficinas é um dos pontos fortes da iniciativa da Prefeitura. “A aula na escola é lei, a criança tem que freqüentar. Para as oficinas do Bairro Educador não há obrigatoriedade, a criança vai com gosto, pois encontra muitas atividades interessantes com as quais ela se identifica”.

Ele aproveitou também para agradecer ao Instituto Escola de Esporte Cidadã na execução do Programa: “Essa turma faz o Bairro Educador acontecer, por isso quero prestar minha homenagem. Meu muito obrigado. Nós fazemos a diferença no chão da vida real”, destacou o secretário de Educação.

LEGADO PARA CIDADE

O Superintende do Bairro Educador, Bruno Becker, disse que o sonho dele é que as futuras administrações municipais possam dar continuidade ao trabalho do Programa para que as crianças tenham garantias de seus direitos. A ideia também foi compartilhada no discurso do vereador Diácono Ricardo. Becker Também elogiou o engajamento dos colaboradores no dia a dia das atividades, destacando que os estudantes os veem como referência.

“Quem está aqui dá o seu tempo para transformar a vida de pessoas. E o tempo é algo muito valioso e este encontro serviu para consolidar ainda mais um trabalho que já vem sendo feito de forma tão brilhante”, elogiou.

PROFISSIONAIS DISPOSTOS A TRANSFORMAR

Ao fazer uso da palavra, Gustavo Simas, coordenador do Programa Bairro Educador pelo Instituto Escola de Esporte Cidadã, disse que o programa promove cidadania, agradeceu a apoio da Prefeitura de Florianópolis e também a todos os trabalhadores que estão no dia a dia com as crianças, enfatizando que estão sendo essenciais para os objetivos alcançados. Comparou-os com o relógio:

“Um relógio, para funcionar, precisa do parafuso, do ponteiro, das minúsculas rodas de catracas que se entrelaçam fazendo a máquina funcionar. Sem parafuso não tem relógio. Sem você, fazendo seu trabalho não tem Bairro Educador”. E arrematou lembrando um poema de Cruz e Sousa: “Você é a parte de um todo. E o todo, sem a parte não é um todo”.

O Secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Ed Pereira, disse que as oficinas do Programa podem ser para as crianças um grande diferencial no futuro na hora de entrar na faculdade, pois elas passam conhecimentos para a vida e se disse muito feliz em ver ali profissionais dispostos a transformar as crianças.

galeria de imagens