Vigilância Sanitária

30/01/2023 - Saneamento
Pacto pelo Saneamento: Blitz Sanear realiza autuações em três imóveis
Dejetos estavam sendo despejados na rede pluvial e via pública da cidade

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Equipes orientaram moradores sobre necessidade de ajuste no esgoto

 

A Prefeitura de Florianópolis, através das operações da Blitz Sanear, visitou onze imóveis e realizou três autuações em residências que apresentaram irregularidades relacionadas ao saneamento durante a semana passada. As operações de fiscalização, integrantes do Pacto pelo Saneamento, foram realizadas nos bairros: Vargem Grande, Santinho, Rio Tavares, Campeche e Lagoa da Conceição. 
Entre as autuações, duas decorreram de denúncias de extravasamento de esgoto na rede pluvial, investigadas na Vargem Grande. Com o teste de corante aplicado nas tubulações, as equipes da Blitz confirmaram o despejo irregular na rede de drenagem e os proprietários foram convocados para a realização das adequações necessárias, de imediato. Situação com encaminhamento semelhante, essa com prazo de 10 dias para resolução, foi registrada no Santinho, onde o esgoto estava vazando em via pública.
Em outros quatro imóveis, as equipes orientaram os moradores sobre a necessidade de correção de problemas no sistema de esgotamento, sem autuação. Em parte dos locais analisados, obras de adequação já estão em andamento. Em outros quatro endereços visitados, nenhuma irregularidade foi constatada. 
“A Blitz Sanear tem uma agenda contínua de ações de fiscalização por toda a cidade e que vai ser intensificada dentro do Pacto pelo Saneamento. É um trabalho importante e que se torna ainda mais efetivo com o auxílio da população, seja regularizando os seus sistemas domésticos ou denunciando situações problema”, afirma o secretário municipal do meio ambiente e desenvolvimento sustentável em exercício, Lucas Arruda.