17/03/2023 - Saúde
Florianópolis intensifica ações contra a dengue com decreto de situação de emergência

foto/divulgação: Divulgação/PMF

O aumento dos casos de dengue em Florianópolis levou a Prefeitura a decretar situação de emergência

O aumento dos casos de dengue em Florianópolis levou a Prefeitura a decretar situação de emergência, publicada em Diário Oficial na última quinta-feira, 16 de março. A Vigilância em Saúde da Capital registrou em 2023 mais de 2.400 focos de Aedes aegypti e mais de 280 casos de dengue.  
 
Diante do cenário, a Prefeitura de Florianópolis já vinha aumentando a quantidade de aplicação de adulticida em áreas com maior quantidade de foco, além de realização de mutirões, com ações de inspeção, orientação, recolhimento de lixos e pneus, buscando a eliminação de focos do mosquito.
 
Nesta semana, houve mutirão nos bairros Coqueiros e Itaguaçu, e na próxima semana as equipes farão nos bairros Monte Cristo, Abraão e Jardim Atlântico.
 
Os bairros do Continente são o foco das equipes agora, por terem os últimos registros de casos, com 48 em Coqueiros. O bairro já teve um ciclo completo de pulverização de adulticida, e neste sábado terá mais um. Mas as equipes já passaram por todas as regiões durante o ano e continuarão fazendo as ações espalhadas pela cidade.