Fundação Rede Solidária Somar Floripa

20/01/2023 - Somar
Fãs de carros antigos se unem para ajudar a arrecadar itens escolares
Drive-thru solidário acontece na sede da Somar Floripa nesta terça-feira

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Drive-thru solidário arrecadará materiais escolares

A União dos Antigomobilistas de Floripa e Região participará nesta terça-feira (24) de uma ação especial de drive-thru para incentivar a população de Florianópolis a doar materiais escolares. Itens novos e usados em bom estado de conservação, como mochilas, cadernos, lápis e canetas, poderão ser entregues das 9h às 19h, na sede da Somar Floripa, em Santo Antônio de Lisboa, ao lado do terminal de integração do bairro (TISAN). 
A campanha é promovida anualmente pela Somar, rede solidária da Prefeitura de Florianópolis, que encaminha os materiais escolares para instituições parceiras que, então, fazem os itens chegarem a crianças em situação de vulnerabilidade social da região. 
A ideia do drive-thru é, além de facilitar a entrega dos itens, já que nem é preciso descer dos veículos, acelerar a arrecadação antes do início das aulas da rede municipal de ensino, marcado para 8 de fevereiro. 

Parceira em outros eventos da Prefeitura, como a Feira de Cascaes, realizada pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, a União dos Antigomobilistas de Floripa e Região se prontificou para comparecer ao drive-thru, tanto trazendo doações dos próprios integrantes quanto incentivando a população a participar da campanha. Estarão expostos carros de modelos como Opala 1978, Fusca 1974, Opala 1989, e Furgão Chevrolet de 1951. 

“Toda vez que a gente organiza ou participa desse tipo de evento, a gente busca fazer algo pelo lado social, angariar brinquedo, comida, fraldas infantis ou geriátricas. E nós chegamos à conclusão de que a melhor maneira de distribuir o que a gente arrecada é através da Somar, porque a instituição sabe quem precisa e onde está precisando muito melhor do que nós. E se formou uma parceria”, conta Marcelo Lima de Bem, um dos integrantes.

A Somar conecta as pessoas às Organizações da Sociedade Civil, para que os cidadãos possam oferecer trabalho voluntário em áreas com as quais se identificam, como o cuidado das pessoas, da comunidade e dos animais. Durante a pandemia, a fundação organizou a Vacinação Solidária para arrecadar cestas básicas e alimentos não perecíveis nos pontos drive-thru de vacinação. Em épocas como o início do ano letivo, a Páscoa e o Natal, também são promovidas campanhas específicas. 

“O antigomobilismo no mundo inteiro já é reconhecido como uma atração que chama público. Primeiro, é um movimento cultural de preservação do automobilismo. Tem o lado cultural, mas também atrai as pessoas. E com base nisso, nós queremos ajudar chamando a população para contribuir. Resolvemos criar um grupo informal, não é uma empresa, é um grupo de amigos, para unir forças. São vários grupos dentro dessa união, que participam de eventos sempre com cunho social. Não é só expor os carros, sempre tem o social porque poder ajudar alguém faz parte do nosso pensamento”, ressalta Marcelo. 

Serviço:

O que? Drive-thru solidário para arrecadar materiais escolares, com exposição de carros antigos;

Quando? Terça-feira, 24, das 9h às 19h;

Onde? Sede da Somar Floripa - Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 180 - Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, Brasil, ao lado do TISAN.