Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana

11/02/2023 - Carnaval
Floripa amanhece limpa e cheirosa depois do Berbigão do Boca
Experiência será avaliada segunda para instruir ações durante dias de Carnaval

foto/divulgação: Pedro Perez/Divulgação PMF

Experiência lixo zero no Berbigão do Boca

A megaoperação de limpeza programada para o desfile do Berbigão do Boca deixou a área central de Florianópolis praticamente sem resíduos antes das 4h, informa o secretário de Limpeza e Manutenção Urbana, João da Luz. Depois, as equipes concentraram-se na finalização da limpeza e higienização das vias. Além dos calçadões, a área da Hercílio Luz registrou grande movimentação e a chuva acabou dificultando um pouco os trabalhos. 

 

Na segunda-feira, a operação será avaliada pelas várias secretarias e, então, fechado o esquema de trabalho para o Carnaval. 

 

“Esse ano, fizemos a limpeza com um diferencial que é o olhar para a reciclagem. Fizemos a pré-triagem das embalagens de vidro, plástico e metal ainda no Centro e os materiais separados foram doados para a Associação Amigos da Natureza”,  comenta João da Luz.  Em torno de 100 pessoas trabalharam incluindo integração inédita com serviço de coleta seletiva da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Foram instalados mais de 200 contentores (latões) para resíduos na área central, além dos pontos de entrega voluntária para vidros. A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte disponibilizou rede de sanitários químicos. Todas as ruas foram lavadas com sistema de caminhões hidrojato da Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana (SMLMU). 

 

“A cidade amanheceu limpa e cheirosa para que as pessoas possam cuidar dos seus interesses neste sábado e para que venha também o bloco seguinte. Temos o grande desafio do Carnaval pela frente, mas estamos confiantes com a boa vontade das pessoas e o clima amigável da festa”, anima-se João da Luz. 

 

Doação 

 

A CDL Florianópolis fez a doação de 30 contentores para limpeza pública na sexta-feira (10). De acordo com o secretário João da Luz, a Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana já está providenciando a compra de 150 equipamentos novos, mas para acelerar no Carnaval, a Prefeitura contou com essa colaboração. A entrega foi feita na base operacional da SMLMU pelo diretor de Assuntos Públicos e Políticos da CDL, Célio Salles, ao coordenador de Limpeza Pública da Comcap, Marcos Valmir Damazio.

 

 

Coleta seletiva no  Berbigão

O superintendente de Coleta de Resíduos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ulisses Bianchini, informa que foram coletadas 3,2 toneladas de recicláveis na operação Berbigão do Boca. Os materiais como plástico, papel, vidro e metal foram entregues para triagem à associação de recicladores Amigos da Natureza. 
O engenheiro sanitarista destaca que, além dessa quantidade recuperada pela coleta seletiva pública, há grande quantidade de embalagens, principalmente latinhas, que voltam para a indústria da reciclagem pelas mãos dos catadores informais e garrafas que foram depositadas nos pontos de entrega voluntária (PEVs) de vidro.

 

Coleta seletiva no  BerbigãoO superintendente de Coleta de Resíduos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ulisses Bianchini, informa que foram coletadas 3,2 toneladas de recicláveis na operação Berbigão do Boca. Os materiais como plástico, papel, vidro e metal foram entregues para triagem à associação de recicladores Amigos da Natureza. 


O engenheiro sanitarista destaca que, além dessa quantidade recuperada pela coleta seletiva pública, há grande quantidade de embalagens, principalmente latinhas, que voltam para a indústria da reciclagem pelas mãos dos catadores informais e garrafas que foram depositadas nos pontos de entrega voluntária (PEVs) de vidro.


galeria de imagens