Secretaria Municipal de Educação

16/03/2023 - Educação
Creche Municipal de Florianópolis faz ação conjunta de respeito e igualdade às pessoas com Síndrome de Down
No Neim Doutora Zilda Arns Neumann a educação inclusiva atravessa todas as ações educativo-pedagógicas. A unidade possui três crianças com essa condição genética

foto/divulgação: Arquivo SME

Ayla

 

Ayla, 3 anos, Maria Eduarda, 2 anos,  e Valentina, 4 anos.  As três crianças freqüentam o Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis (NEIM ) Doutora Zilda Arns Neumann, no Carianos, Sul da Ilha. Em comum, elas possuem a Síndrome de Down, que como alerta Joelma Rosa, mãe de Maria Eduarda, não é doença e sim uma condição genética. 
 
Dia 21 de março, próxima terça-feira, é o Dia Internacional da Síndrome de Down, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O ambiente do Neim está repleto com fotos das crianças e frases para celebração da vida dessas pessoas a fim de reivindicar mais inclusão na sociedade. 
 
Sabrina Silva, mãe da Ayla, escreveu três frases no mural. “Enquanto existir amor, não haverá diferenças”. “Não  sou diferente, eu faço a diferença”. “Ser especial é não ter preconceito”. 
 
A mãe da Valentina, Rosiane da Cunha,  também  se manifestou no painel da unidade educativa.  “Na vida, é preciso ter coragem para ser diferente e muita competência para fazer a diferença.  Valentina não veio ao mundo em vão, veio para fazer a diferença”. 
 
No Neim, a  Secretaria de Educação instalou uma sala multimeios , constituídas de mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos para atendimento educacional  especializado.  O serviço é realizado pela professora de Educação Especial Giovana Segala de Carvalho com o auxílio da supervisora Regiane Aparecida de Oliveira Faria.
 
“Pensamos ações, estratégias, recursos que promovam a acessibilidade da criança, identificando possíveis barreiras que possam impedir o acesso e permanência na educação infantil”, sinaliza Giovan Segala.  “Seguimos a política de educação especial na perspectiva inclusiva, considerando a deficiência uma condição humana, abrangendo a neurodiversidade”, complementa.
 
O trabalho é realizado em conjunto com as famílias, reuniões com terapeutas, professores, equipe pedagógica e  instituições conveniadas.  
Dentre as 250 crianças, o Neim  Doutora Zilda Arns Neumann possui 5 matriculados com Transtorno do Espectro Autista e 7 crianças  com demais deficiências, que estão em processo de observações e encaminhamentos. 
Com 11 grupos de atendimento, o Núcleo  é composto por 90 profissionais que são conduzidos pela diretora Lucila Malagoli.

 


galeria de imagens