Secretaria Municipal de Educação

13/03/2023 - Educação
Secretarias municipais da Capital se unem para elevar escolaridade da população
Pacientes saem de Centro de Saúde com receita médica e orientação para se matricularem na EJA

foto/divulgação: Arquivo SME

EJA Aflodef. Usando máscara a médica residente Carolina Gomes em primeiro plano e em segundo plano a médica Mayara Glosa.

No programa Saúde da Família, na Agronômica, o paciente pode sair com duas receitas. Uma delas para medicamentos ou exames, e, a outra, para ser matriculada na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação (SME). Além das consultas com a médica Mayara Floss, os futuros estudantes, que vão se alfabetizar e concluir o ensino fundamental, são abordados pela assistente social Bia Cruz Freitas que compõe a equipe multiprofissional do Centro de Saúde.

 

 

As pessoas, a partir de 15 anos, se assim desejarem, são encaminhadas para o Polo da EJA na Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), no bairro Agronômica. Do total de 19 estudantes, três deles passaram pelo Programa da Família. Lá eles têm aulas no período da tarde.

 

 

O Polo que fica na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Itacorubi, com atividades à noite, possui 15 matriculados. Desses, três foram encaminhados pelo setor de saúde.

 

Para a sede da modalidade de ensino, no Centro de Educação Continuada (CEC) da SME, com aulas nos três períodos, também são enviados pacientes. No CEC, de 37 pessoas, cinco antes tiveram consultas médicas.

 

 

Outra opção, igualmente noturna, para quem passar pelo programa Saúde da Família será o polo da Escola Básica Municipal Osvaldo Galupo, no Morro do Horácio. Em breve, será reaberta uma turma nessa localidade.

 

 

Graças à parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, há estudantes que agora já estão em outro patamar, cursando o ensino médio.

 


galeria de imagens