Diretoria Administrativa Financeira

home >

Assessoria de Contratos e Convênios

A Assessoria de Contratos é responsável  por toda gestão e acompanhamento de novos contratos a serem firmados  a partir da homologação do Processo Licitatório, assim como Instrumentos Vigentes e Vencidos. Além disso, realiza a instrução para processos de aditivos contratuais e  procedimentos para firmar parcerias com OSCs.  

 

A Assessoria de Contratos atua nos seguintes processos: 

 

  • Análise, instrução e tramitação de processos de aditivos contratuais de reajuste e reequilíbrio econômico financeiro com a Comissão de Repactuação, Assessoria Jurídica,Assessoria orçamentária, Gabinete e SUPLC/DSLC;

  • Análise ,instrução e tramitação de processos de aditivos contratuais de acréscimo/supressão com o Comitê Gestor, assessoria jurídica, assessoria orçamentária, Gabinete e SUPLC;

  • Análise do pedido e cálculo do impacto financeiro de aditivos de valor;

  • Análise, instrução e tramitação de rescisão contratual em conjunto com a área técnica e assessoria jurídica;

  • Instrução de pedidos de apostilamento em conjunto com a assessoria orçamentária;

  • Análise, instrução e tramitação de procedimento para o reconhecimento de dívida e envio para SMTCA-Secretaria Municipal de transparência e Controle;

  • Análise, instrução e tramitação de processos de aditivos de prorrogação de prazo, vigência e execução ;

  • Análise e instrução para aditivos  de alteração/inclusão de cláusulas de obrigações e retificações;

  • Acompanhamento de processos licitatórios em conjunto com a Assessoria de Compras e SUPLC/DSLC após o envio para Homologação;

  • Tramitação da assinaturas de novos contratos,  assim como alterações de representante legal, análise e pedidos de correções para a SUPLC/DSLC;

  • Tramitação de assinatura de ATAS , análise das alterações, exclusão de item, correção de valores,desistência por parte do fornecedor no momento de assinar,  chamamento de remanescente;

  • Análise, instrução  e tramitação de processos de  reequilíbrio econômico financeiro de ATAS  em conjunto com a área técnica e assessoria jurídica;

  • Confecção de Portarias para nomeação de fiscais junto ao Gabinete;

  • Acompanhamento do Diário Oficial no que se refere a publicação dos novos instrumentos, termos diversos, aditivos contratuais e portarias;

  • Gestão de documentos correntes e permanentes de todos os instrumentos e seus aditivos;

  • Alimentação o sistema de gestão diariamente com informações sobre os novos instrumentos e seus aditivos; 

  • Organizar, instruir e tramitar processo licitatório para firmar parcerias com as OSCs-Organização da Sociedade Civil em conjunto com a área técnica;

  • Auxiliar na análise, elaboração de minutas dos termos de colaboração,cooperação técnica,convênios em conjunto  com a área Técnica;

  • Prestar esclarecimentos de dúvidas para SUPLC/DSLC, GG e Comissão de Repactuação sobre  aditivos contratuais;

  • Prestar esclarecimentos para SMTAC-Secretaria Municipal de Transparência e Controle sobre termos de parcerias, processo  de dispensa de chamamento público e prestações de contas;

  • Responder questionamentos advindos de órgãos externos sobre todos os instrumentos contratuais vigentes e vencidos;

  • Atendimento e esclarecimentos para empresas contratadas sobre processos de aditivos contratuais em conjunto com a área técnica e Gabinete;

  • Pedido de empenho para os repasses das parcerias com as OSCs, assim como o acompanhamento e controle em conjunto com o Financeiro e Orçamento;

  • Análise e prestação de contas das OSCs no sistema Bússola;

  • Monitoramento e avaliação das OSCs em conjunto com a área técnica;

  • Auxílio e orientações gerais aos fiscais sobre os contratos, para que em tempo hábil, se for necessário, adotem medidas convenientes em situações que demandam providências que ultrapassem a competência do fiscal.